6 hábitos que os goianos do passado tinham e os jovens de hoje desconhecem

Com o passar dos anos, diversas práticas e costumes foram se transformando ou até mesmo desaparecendo

Davi Galvão Davi Galvão -
Diversos hábitos goianos tornaram-se cada vez mais raros com o passar dos anos. (Foto: Reprodução)

Os tempos mudaram, mudam e, com certeza, ainda mudarão no futuro. Ninguém escapa dessa realidade, nem mesmo tradições e costumes que, com o passar dos anos, vão se alterando, adaptando, ou até mesmo desaparecendo.

Bem sabem disso os goianos, especialmente os mais velhos, que se lembram com saudades das práticas e costumes que, quando crianças, costumavam ter, mas, hoje em dia, raramente presenciam a geração mais nova reproduzindo.

Por isso, o Portal 6 resolveu separar alguns desses comportamentos que desapareceram ao longo dos anos, ou, ao menos, tornaram-se bem menos frequentes.

6 hábitos que os goianos do passado tinham e os jovens de hoje desconhecem

1. Pamonhada

pamonha

Mulheres preparando uma pamonhada. (Foto: Thales Moura).

Quem é mais velho com certeza se lembra de ver toda a família se reunindo, na casa de algum avô ou tio e se ajudarem para fazer grandes quantidades de pamonha.

Até mesmo as crianças ajudavam seja descascando o milho ou limpando a bagunça.

A prática, no entanto, não é mais tão comum atualmente.

2. Chapéu de palha

Hoje em dia, é bem difícil ver pessoas utilizando chapéus de palha. (Foto: Reprodução)

O chapéu de palha era um acessório muito comum entre os goianos, principalmente no campo, usado para se proteger do sol e da chuva.

Hoje em dia, o chapéu de palha é bem menos usado, mas ainda pode ser visto em algumas cidades do interior.

3. Tomar banho de rio

Banhos em rio ficaram quase que exclusivos para o interior e destinos turísticos. (Foto: Reprodução)

Antigamente, era muito comum os goianos tomarem banhos em rios, inclusive nos que passavam dentro das cidades. Hoje em dia, é algo que quase não se vê mais.

A prática ficou restrita basicamente à zona rural ou em cidades turísticas. No melhor dos casos, as pessoas saem dos grandes centros urbanos em algum final de semana ou feriado par ter a chance de aproveitar esse contato junto à natureza.

4. Passear no Centro da cidade

Centro Histórico da Cidade de Goiás. (Foto: Divulgação)

O centro das cidades costumava ser um lugar de encontro para os goianos. As pessoas passeavam pelas ruas, faziam compras nas lojas, tomavam sorvete nas praças e conversavam com os amigos.

Atualmente, com o crescimento dos polos urbanos, a desconcentração dos comércios e até mesmo a crescente escalada dos casos de violência transformaram essa realidade.

Assim, os centros das cidades já não possuem o mesmo esplendor e procura de antes, com os goianos geralmente optando por passear em parques e realizar compras em estabelecimentos que já estão presentes nos próprios bairros, longe do Centro.

5. Fogueira

Fogueiras não são mais vistas com tanta frequência. (Foto: reprodução)

Antigamente, era muito comum os goianos montarem uma fogueira no quintal para se aquecer ou para assar comida.

Por conta de diversos fatores, a prática foi sumindo com o tempo, podendo ser visto quase que exclusivamente em épocas festivas ou no interior.

6. Fogão à lenha

Fogões a lenha também se tornaram bastante raros. (Foto: Reprodução)

Nos velhos tempos, era muito comum as pessoas fazerem comida no fogão à lenha – geralmente em grandes reuniões familiares, na casa de avós e tias – que conferia um sabor especial à comida e também à união familiar.

Hoje em dia, a prática ainda é vista em Goiás, mas – outra vez – bem menos comum do que antigamente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade

+ Notícias