Essas são as palavras que os brasileiros mais falam errado e o significado de cada uma

Vira e mexe, as pronúncias acabam mudando de contexto entre as pessoas, fazendo com que elas digam algumas palavras de formas inusitadas

Magno Oliver Magno Oliver -
Essas são as palavras que os brasileiros mais falam errado e o significado de cada uma
(Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

Você já parou para pensar nas palavras que pronunciamos incorretamente no dia a dia e e nem prestamos atenção no que estamos fazendo?

Muitas vezes, sem perceber, cometemos alguns equívocos linguísticos que podem passar despercebidos pelas pessoas, em uma conversa no trabalho, ônibus e por aí vai.

Sendo assim, você sabia que o modo como pronunciamos certas palavras pode nos revelar mais do que imaginamos?

Pensando nisso, separamos para você uma listinha com algumas palavras que são ditas, mas de forma errada na pronúncia sem notarmos.

Essas são as palavras que os brasileiros mais falam errado e o significado de cada uma

1. “Salsicha- correto” vs. “XalXicha – incorreto” 

Queridinha dos hot dogs, ela é um enchido feito a partir de carnes frescas ou defumadas, moídas e composta de sobras e aparas de cortes tradicionais de boi, frango ou porco.

“Salsicha” refere-se a esse alimento industrializado. Enquanto que “Xalxicha” nada mais é do que a mesma palavra escrita de forma errada.

2. “Mortadela – correto” vs. “mortaNdela – incorreto”

Servida no sanduíche quentinho, essa é uma clássica que até hoje todo mundo erra. Esse alimento possui uma escrita que causa confusão em por boa parte da população. A pronúncia “mortandela” é um erro de som, o correto é “mortadela”.

3. “Sobrancelha – correto” vs. “soMbrancelha – incorreto”

O correto a ser escrito é “sobrancelha”, expressão que nada mais é que a pelugem acima dos nossos olhos. Assim, ela é totalmente dita de forma errada quando pronunciamos “soMbrancelha”, que trata-se de uma construção incorreta e com erro ortográfico.

4. “Cuspe- correto” vs. “Guspe – incorreto”

Muita gente fala “guspe” ao invés de “cuspe” por conta de algumas diferenças regionais na língua portuguesa, especialmente em termos de pronúncia e vocabulário. Assim, o correto é “Cuspe”, com a letra “C”.

5. “Driblar – correto” vs. “Dibrar – incorreto”

Quem nunca mandou um “dibrar” enquanto assistia a um jogo de futebol, não é mesmo? A forma correta é “Driblar”, indicando um estado de finta no adversário. Já o termo “dibrar” está incorreta e gera um nó danado na nossa cabeça, não é verdade?

6. “Mendigo – correto” vs. “mIndigo – incorreto”

Por fim, “mendigo” também é um termo muito confundido pelas pessoas. Por conta do vício de escuta, acabam colocando o “i” na primeira parte da palavra e o vocábulo vira “mindigo”, um termo que não existe na língua portuguesa.

E aí, você curtiu esse conteúdo? Então, leia essa outra também e surpreenda-se: 

6 palavras em inglês que a maioria dos brasileiros fala errado e nem percebe

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.