Dias após início de surto, servidores do Ânima ainda estão com diarreia e vômitos: “recebemos foi vermífugo”

Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica realizaram exames com os afetados, mas laudo ainda não foi disponibilizado

Samuel Leão Samuel Leão -
Ânima Centro Hospitalar está localizado na Avenida Brasil Norte, em Anápolis. (Foto: Reprodução)
Na última quinta-feira (30), o Portal 6 publicou uma matéria revelando o surto de diarreias, vômitos, dores de cabeça, náuseas, flatulências e outros sintomas que “tomaram conta” dos servidores do Ânima Centro Hospitalar, em Anápolis.
Já nesta quinta (06), após uma semana, diversos funcionários afirmam ainda terem os sintomas e cobram explicações em relação à real causa da situação.

“Tiraram os bebedouros, disseram que não é para beber lá e estão dando água mineral. Mas ainda tem muitos colegas, inclusive eu, que estão com náuseas, vômitos, pele amarelada, fracos e com o abdômen distendido. Até agora sem o resultado do que causou tudo isso”, desabafou uma trabalhadora.

O relato se repete entre outros funcionários, que começaram a sentir os sintomas há 7 dias e, agora, seguem os tratamentos passados pela unidade. Entretanto, os sinais de uma possível infecção seguem presentes.

“Existe ainda uma lista de sintomáticos, até o momento. Todos relatam um grande amargo na boca, de gosto metálico. A gente está doente e não sabe por quê. A novidade na prescrição que recebemos foi o vermífugo, mas seguimos com repositores de flora também”, afirmou outra colaboradora.

Quando a situação eclodiu, equipes da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica foram acionadas e realizaram exames com os envolvidos. Posteriormente, também foi feito um registro criminal na Polícia Civil (PC), que verifica a possibilidade de uma sabotagem.

A reportagem entrou em contato com o Grupo Santa Lúcia, responsável pelo Ânima Centro Hospitalar, e solicitou esclarecimentos acerca da situação. Confira a nota na íntegra ao final da matéria.

Igualmente, a Vigilância Sanitária foi contatada e informou que a previsão é de 5 dias, a contar a partir desta quinta-feira (06), para a conclusão do laudo pericial, que verifica qual foi a causa do surto.

Com a palavra, o Ânima Centro Hospitalar:

O Ânima Centro Hospitalar informa que está prestando toda a assistência e apoio necessários aos colaboradores, garantindo suporte adequado aos funcionários afetados.

A unidade reafirma seus esforços em identificar quais foram as causas e a origem do problema, aguardando os laudos técnicos da Vigilância
Epidemiológica e Sanitária de Anápolis, de outros laboratórios, bem como da investigação instaurada pela Polícia Civil.

O Ânima preza pela transparência e cuidado com seus colaboradores e dará todo o apoio para que as autoridades públicas possam esclarecer os fatos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.