Goiânia está no top-10 de capitais com menos transparência no Brasil

De 100 pontos possíveis, Goiânia conquistou 47,8 e foi ranqueada como regular

Pedro Hara Pedro Hara -
Paço Municipal. (Foto: Secom)
Paço Municipal. (Foto: Secom)

Divulgado pela ONG Transparência Internacional, o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) colocou Goiânia entre as 10 piores capitais do Brasil na divulgação de dados.

Das 25 cidades ranqueadas, Goiânia ocupa a 17ª colocação, com nota abaixo da média nacional em cinco das seis categorias gerais. Foram analisados 71 critérios distintos para chegar ao resultado final.

De 100 pontos possíveis, Goiânia conquistou 47,8, com avaliação regular. Os municípios foram divididos em ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.

A pior categoria da capital foi a de Obras Públicas, com 27,2, sete pontos abaixo da média nacional. O único quesito em que a nota superou a pontuação do Brasil foi Comunicação, Engajamento e Participação’.

Algumas das notas zero recebidas por Goiânia foram na ausência da divulgação da agenda do prefeito Rogério Cruz (SD) e na falta de divulgação por parte da Controladoria Geral do Município (CGM) com pareceres de auditoria interna.

O ranking foi liderado por Vitória, capital do Espírito Santo, que recebeu avaliação 98,6. Na outra ponta da tabela está Macapá, capital do Amapá, com apenas 31 pontos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade