Advogada responde se funcionários têm o direito de pedir demissão
Questionamento foi respondido pela advogada Beatriz Brigatto em vídeo
Afinal, é verdade ou não que funcionários têm direito de pedir demissão e, se for do agrado, serem mandados embora da empresa em que atuam?
Bom, para a felicidade de muitos, o questionamento foi respondido pela advogada Beatriz Brigatto por meio de um vídeo publicado na página oficial do Instagram.
Saiba mais sobre lendo a matéria até o final.
Advogada responde se funcionários têm o direito de pedir demissão
Se você está querendo ‘meter o pé’ da empresa que atua no momento, saiba que há possibilidades que você pode tornar para que isso aconteça.
Embora não haja nenhum direito previsto na CLT para que o trabalhador seja mandado embora. No entanto, há três opções possíveis para que isso ocorra.
Dentre elas, estão: fazer um acordo de demissão com a empresa, entrar com uma rescisão direta caso o seu patrão tenha cometido uma falta grave ou pedir demissão.
No caso da rescisão, que se assemelha à demissão por justa causa, o empregador, nessa situação, é quem fere algumas das diretrizes e comete uma infração grave que impede a continuidade da relação.
Essa é uma maneira especial de encerrar o contrato de trabalho, que geralmente se efetiva por meio de um processo judicial.
A vantagem dessa opção, conhecida como “justa causa do patrão”, é que o empregado pode sair com todos os direitos que ele sairia caso fosse demitido sem justa causa.
No caso de demissão sem justa causa, o empregado tem direito a algumas verbas rescisórias previstas na legislação trabalhista brasileira. Elas são: aviso prévio; saldo de salário; férias proporcionais; 13º salário proporcional; multa do FGTS e seguro desemprego.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Trabalhadores podem receber quase R$ 3 mil da Caixa; veja se você tem direito
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!