Conheça o lago artificial que é maior que a cidade de São Paulo e está localizado em Goiás
Manancial é conhecido por não possuir mosquitos, atraindo adeptos da pesca esportiva e dos esportes aquáticos
Localizado no norte do estado, o Lago Serra da Mesa já se tornou um símbolo goiano. Isso porque a represa artificial é utilizada para diversas atividades gratuitas, dentre elas, a pesca esportiva e os esportes aquáticos, chamando a atenção de turistas do país inteiro.
Não o bastante, o manancial é o maior lago do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de metros cúbicos, sendo que algumas áreas ultrapassam os 175 metros de profundidade.
Ele também é o quinto maior em extensão a nível nacional. Ao todo, são 1.784 km², número superior à cidade de São Paulo, cujo tamanho é de 1.523 km².
Para se ter ideia da dimensão, o lago compreende os municípios de Campinorte, Minaçu, Niquelândia, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu.
Outro diferencial da represa são as águas cristalinas ricas em calcário, que dificultam a proliferação de mosquitos, tornando o lugar ainda mais atrativo para os visitantes.
Por isso, diversas praias se formam nas margens, fomentando o turismo e a economia das cidades contempladas pela imensidão.
Os fãs da pesca, por sinal, consideram o local um prato cheio para recreação. Isso porque o lago é conhecido pelas diversas espécies de peixe, em especial o famoso tucunaré, um dos mais cobiçados pelos profissionais do ramo.
História
A represa artificial foi construída como uma barragem pela Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, unindo principalmente os rios Tocantins e Maranhão.
O período das obras durou de 1986 a 1997, mas atingiu o nível de operação pela primeira vez somente um ano depois, em 1998.