Primeiras chuvas em Anápolis podem ser contaminadas e requerem cuidados

Série de fatores contribuem para presença da coloração escura

Davi Galvão Davi Galvão -
Chuva
Imagem mostra céu carregado de nuvens.(Foto: Rafaella Soares/Portal 6))

Com a expectativa para as primeiras chuvas em Anápolis já para a partir do dia 15, ainda que esparsas, surge a preocupação a respeito da qualidade das precipitações e dos possíveis riscos a saúde.

A combinação de precipitações com a baixa qualidade do ar, além da alta presença de fuligem oriunda de incêndios, pode resultar em contaminação – chamada de ‘chuva preta’. Para se ter ideia, no último fim de semana, foram registrados mais de 400 focos em todo o estado de Goiás.

Ao Portal 6, o climatologista Eduardo Argollo, disse que há possibilidade que o fenômeno atinja Anápolis ou outras regiões do estado – mas que não há possibilidade de cravar.

“Até o momento a atmosfera de Anápolis, bem como a do estado, encontra-se com poluentes e, caso a situação não se altere até as chuvas, pode ser que realmente aconteça a “chuva preta” na cidade” salientou.

Apesar disso, a perspectiva é de que as partículas poluentes sejam decorrentes das queimadas e, por consequência, de material orgânico, não apresentam grandes riscos para a saúde da população. Entretanto, podem contaminar solo e reservatórios – prejudicando a fauna e a flora.

Chuva Preta 

A mais recente presença do fenômeno ocorreu em Pelotas (RS) – quando moradores notaram uma coloração escura da água das chuvas.

A chuva preta também vem sendo observado em cidades próximas, como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, São José do Norte e também região de fronteira com o Uruguai.

*Colaborou Karina Ribeiro

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade