Saneago começa implementar rodízio de abastecimento em Goiás

Primeira e única a operar no sistema, até o momento, é Crixás

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Estação de tratamento de água da Saneago em Anápolis. (Foto: Daniel Oliveira)

Após mais de 150 dias sem receber chuvas, a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) implementou o rodízio de abastecimento de água na cidade de Crixás. O sistema teve início na última segunda-feira (23).

Em nota enviada ao Portal 6, a empresa informou que o município está há cinco meses sem registros de precipitações, acarretando no secamento do Córrego Forquilha e na perda de vazão dos poços.

“As altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água. E a recomendação à população do município é de redução no consumo”, diz.

De acordo com a Saneago, a companhia tem adotado uma série de medidas para minimizar os impactos e que, para garantir o abastecimento para todos os moradores, teve que implementar o sistema.

A Companhia salienta que a situação é “transitória” e ficará vigente até que o cenário climático melhore. A área de influência do sistema de abastecimento de Crixás está dividida em 4 grupos, conforme a disposição geográfica dos centros de reservação e a localização dos bairros.

A operadora também orienta a importância das caixas d’água, que podem auxiliar na reserva domiciliar. As bem dimensionadas são menos impactados ou sequer ficam desabastecidas.
Vale lembrar que desde sábado (21) carros de som rodam a cidade orientando os moradores sobre o rodízio.

Leia a nota completa na íntegra:

O Brasil vive a pior estiagem dos últimos 44 anos. Em Crixás, não chove há cinco meses. Em função disso, o Córrego Forquilha secou e os poços perderam vazão. As altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água. E a recomendação à população do município é de redução no consumo.
A Saneago tem tomado uma série de medidas para minimizar os impactos para a população. Entretanto, a situação climática afeta diretamente o abastecimento público.
Para garantir o abastecimento equilibrado para todos os moradores em Crixás, foi necessário implantar o sistema de rodízio no sistema de água do município. A situação é transitória, até que a situação climática melhore.
Para o sistema de rodízio, a área de influência do sistema de abastecimento de Crixás está dividida em quatro grupos, conforme disposição geográfica dos centros de reservação e a localização dos bairros.
Lembramos também sobre a importância das caixas d’água, que auxiliam na reservação domiciliar. Imóveis que contam com caixa d’água bem dimensionada são menos impactados ou sequer ficam desabastecidos.
O rodízio em Crixás começou na última segunda-feira (23) e o cronograma está disponível no site da Saneago em: https://www.saneago.com.br/#/noticia_interna/11772/1.
Carros de som também rodam a cidade, desde sábado (21), orientando os moradores sobre o funcionamento do rodízio.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade