Frequência ideal para lavar os cabelos e manter a saúde dos fios
Importante se atentar ao período correto para evitar doenças e danos ao couro cabeludo


Quando o assunto é a saúde capilar, a atenção com os cabelos e couro cabeludo é um cuidado muito importante que as pessoas não se atentam.
Uma dúvida frequente que permeia a internet é sobre a frequência com que devemos lavar os nossos cabelos para equilibrar a saúde dos fios.
Assim, os cuidados devem levar em conta fatores como o tipo de fio que se tem, o clima da região e as preferências pessoais de cada um. Cada tipo capilar tem a sua própria necessidade de higiene e é importante ter atenção a este ponto.
Mas a dúvida que sempre fica é: qual a frequência ideal que devemos manter para lavar os cabelos?
Frequência ideal para lavar os cabelos e manter a saúde dos fios
A dermatologista Fabiane Brenner, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em entrevista ao G1, conta que é preciso entendermos que couro cabeludo e fios de cabelo são coisas diferentes.
A especialista pontua que quando falamos em lavar os cabelos todos os dias, estamos falando da lavagem do couro cabeludo, não só de jogar água na cabeça e está tudo bem.
“A lavagem do couro cabeludo é necessária de acordo com a oleosidade que você tem nele”, explica. “Assim, é muito importante que você adapte o número de lavagens ao tipo. Se ele é mais oleoso, ela deve ser mais frequente. Se ele é seco, pode ser mais espaçado”, finaliza a dermatologista.
A falta de limpeza do couro cabeludo favorece o aumento de doenças, como caspa, lesão por fungo, foliculite, dermatites e até alergias.
Luciana Passoni, médica especialista em ciências capilares, explica que o couro cabeludo cria sebo se não lavar. Esse descuido obstruí a saída do fio de cabelo e isso acarreta problemas como alopecia e queda de cabelo.
Ela conta que a periodicidade da limpeza dos cabelos depende de fatores como tipo de cabelo, hábitos e estilo de vida. Pessoas com cabelos mais secos, demandam lavagens menos frequentes. Já pessoas com cabelos oleosos necessitam lavar os fios diariamente para evitar o acúmulo de sebo.
Os dermatologistas reforçam que o mais indicado é não ultrapassar cinco dias sem lavar o cabelo. Assim, isso vai evitar problemas com infecções fúngicas e dermatite seborreica.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!