GUSTAVO LUIZ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Anitta, 32, postou no Instagram um vídeo em que pede a demarcação das terras indígenas, nesta quarta-feira (9). De acordo com a cantora, a medida é essencial para garantir a água que abastece o setor primário.
“Sem floresta, não tem chuva. Sem chuva, não tem agro. E sem agro, não tem comida nem economia”, disse.
Anitta participa da campanha “Brasil Indígena, Terra Demarcada”, ao lado de outras celebridades como Juliette, Glória Pires, Djavan, Marcos Palmeira, Dira Paes, Xamã e Klebber Toledo.
A empresária disse que existem pessoas querendo usar o território dos povos originários para “garimpo, mineração, hidrelétrica. Só que se isso acontecer, o que vai faltar é água, vai faltar comida, vai sobrar desastre”, afirmou, “e depois o preço explode e todo mundo paga a conta”.
Para ela, os indígenas são os principais responsáveis por manter a floresta de pé que, por sua vez, “mantém a economia girando”.
A campanha é liderada pela Mídia Indígena, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e o Instituto Socioambiental (Isa).
O movimento acontece na mesma semana em que começou o Acampamento Terra Livre (ATL) 2025, maior mobilização indígena do mundo, em Brasília. Uma das pautas do acampamento é a luta contra o marco temporal, tese ruralista que ameaça os direitos constitucionais dos povos originários e pode agravar ainda mais a crise climática.
Para Anitta, “demarcar terras indígenas e proteger o que realmente importa. A comida na mesa, a água na torneira e o futuro do Brasil”.