6 alimentos em pó que devem ser evitados e muita gente não sabe
Alimentos em pó que parecem facilitar o dia a dia, podem esconder armadilhas para a saúde


Na rotina acelerada de muitas pessoas, os alimentos em pó se tornaram verdadeiros aliados, mas eles nem sempre são boas escolhas.
Práticos, de fácil preparo e com longa validade, esses produtos ganham espaço nas prateleiras dos supermercados e nas cozinhas brasileiras.
Entretanto, o que parece facilitar o dia a dia pode esconder armadilhas para a saúde, pois muitos deles contêm ingredientes altamente processados, como corantes artificiais, excesso de sódio e conservantes.
Por isso, é fundamental saber o que você está consumindo, evitando alguns alimentos em pó por versões mais naturais e saudáveis.
6 alimentos em pó que devem ser evitados e muita gente não sabe
1. Caldo de galinha
Apesar de dar sabor aos pratos de forma prática, o caldo de galinha em pó pode causar retenção de líquidos, hipertensão e sobrecarregar os rins.
O ideal é preparar caldos caseiros e congelar porções para uso prático no dia a dia.
2. Achocolatado
Presente na alimentação de muitas crianças e até adultos, o achocolatado em pó contém, na maioria das marcas, mais açúcar do que cacau.
O consumo frequente pode levar ao aumento de peso, desenvolvimento de cáries e até diabetes tipo 2.
3. Cappuccino
Apesar de ser uma bebida saborosa, o cappuccino em pó possui grande quantidade de gordura vegetal hidrogenada, açúcar e aromatizantes artificiais.
Esses ingredientes comprometem a saúde cardiovascular e aumentam o risco de inflamações no organismo.
4. Suco
Embora pareçam práticos e saborosos, os sucos em pó não contêm frutas de verdade.
São basicamente compostos por açúcar, corantes e sabores artificiais, e seu consumo frequente pode prejudicar órgãos como fígado e pâncreas.
5. Leite em pó adoçado
Esse alimento passa por processos industriais que reduzem seu valor nutricional. Além disso, quando adoçado, ele se torna uma fonte desnecessária de açúcar e calorias.
Para quem busca praticidade, vale optar por versões sem açúcar ou por leites vegetais naturais.
6. Temperos prontos em pó
Por fim, esses temperos são recheados de aditivos como glutamato monossódico, conservantes e corantes.
Embora tragam sabor imediato, seu uso contínuo pode desencadear alergias, retenção de líquidos e até dores de cabeça em pessoas mais sensíveis.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real!