Em Anápolis, criança é batizada sem autorização do pai e caso pode parar no Vaticano

Além do impacto emocional, o caso envolve o uso indevido de dados pessoais

Davi Galvão Davi Galvão -
Imagem ilustrativa de batizado. (Foto: Pexels/Pixabay)
Imagem ilustrativa de batizado. (Foto: Pexels/Pixabay)

Um homem, morador de Anápolis, descobriu que o filho menor foi batizado sem ele dar o consentimento, em uma igreja católica da cidade. A decisão teria sido tomada apenas pela mãe da criança, que usou dados do genitor de forma irregular para incluir o nome paterno na certidão eclesiástica.

O caso, ocorrido recentemente, motivou pedido de reparação judicial por violação do poder familiar e uso indevido de informações pessoais.

A advogada Mariane Stival, especialista em direito de família e internacional, explicou que a situação pode alcançar tribunais internacionais por envolver direitos humanos e normas do Direito Canônico.

“Decisões relevantes sobre a vida do filho, de natureza civil, educacional ou religiosa, devem ser tomadas em comum acordo”, destacou.

Segundo ela, houve clara violação ao exercício conjunto do poder familiar. A certidão de batismo, emitida com dados do pai sem autorização, teria “vício na origem” e validade comprometida.

“Os dados do pai foram utilizados sem sua ciência, um batizado foi realizado e a certidão foi emitida com o nome dos pais. Esta certidão que passou a constar o nome do pai foi emitida mediante informações prestadas de modo irregular”, reforçou Stival.

O pai, que pediu para não ser identificado a fim de proteger a criança, relatou que descobriu sobre o batismo “por acaso”, haja vista que nunca foi sequer consultado a respeito. “É muito doloroso saber que perdi esse momento tão importante […] É como se eu tivesse participado de algo que desconheço completamente”

O caso pode gerar repercussões civis, penais e até internacionais. Além de ações judiciais no Brasil, a demanda pode chegar à Santa Sé, em Roma.

“Não é questão de religião, é questão de direito. Quero que minha situação seja reconhecida e que isso não aconteça com outros pais”, concluiu o pai.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade