Hackers invadem contas de prefeituras e causam prejuízos milionários em Goiás
Criminosos têm utilizado transferências para diversas contas com objetivo de dificultar o rastreamento dos valores

Uma onda de ataques cibernéticos contra contas bancárias de prefeituras tem preocupado gestores municipais em Goiás.
O alerta foi reforçado pela Associação Goiana dos Municípios (AGM), que afirma acompanhar de perto casos registrados em diferentes cidades do estado.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a entidade informou que criminosos digitais estariam invadindo contas públicas diretamente por meio dos sistemas bancários para desviar recursos pertencentes às administrações municipais.
Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em Nazário, na região Central do estado.
Segundo o prefeito João Batista Carvalho (UB), conhecido como Ferruja, cerca de R$ 2,8 milhões foram desviados do Tesouro Municipal durante um ataque registrado no ano passado.
De acordo com o gestor, a Administração Municipal registrou ocorrências junto à Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF) e também ingressou com ação judicial buscando a recuperação dos valores.
“A AGM acompanha de perto a onda de ataques hackers contra prefeituras goianas. Hoje nossa equipe foi até Nazário constatar a situação”, destacou a entidade.
Outro episódio recente foi registrado em Caçu, no Sudoeste goiano. A prefeitura informou que hackers conseguiram transferir mais de R$ 3 milhões das contas municipais.
Parte dos recursos, cerca de R$ 600 mil, foi bloqueada posteriormente, mas a maior parte do valor ainda não foi recuperada.
Segundo as investigações, os criminosos teriam distribuído o dinheiro entre diversas contas bancárias para dificultar o rastreamento dos recursos.
Diante dos casos, a AGM defende uma mobilização conjunta dos municípios para cobrar maior segurança nas transações bancárias realizadas por órgãos públicos.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!





