Grupo que prometia lucros rápidos a investidores entra na mira da Polícia Federal em Goiás

Investigação aponta que empresas ligadas ao mesmo núcleo familiar ofereciam aplicações com promessas de altos ganhos e movimentavam recursos sem destinação clara

Lara Duarte -
dinheiro
Mandados foram cumpridos em Goiânia durante operação que investiga captação irregular de recursos.(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação The Best, que investiga um grupo suspeito de captar dinheiro de investidores de forma irregular em Goiânia.

Foram cumpridos três mandatos de busca e apreensão, além de medidas de bloqueio e sequestro de bens investigados.

Segundo a PF, o grupo oferecia supostas oportunidades de investimento com promessa de altos retornos financeiros em pouco tempo.

Para transmitir credibilidade, os suspeitos utilizavam empresas formalmente registradas e contratos apresentados como consultorias financeiras.

No entanto, as investigações apontam que o dinheiro recebido dos clientes não tinha uma destinação clara e era movimentado entre contas de pessoas e empresas ligadas ao próprio grupo.

De acordo com a PF, as empresas investigadas pertecem ao mesmo núcleo familiar e empresarial.

Também foram identificados indícios de movimentações financeiras cruzadas e uso de terceiros, conhecidos popularmente como “laranjas”, para ocultar a origem e o destino dos recursos.

A análise de uma parte dos boletos emitidos pelo grupo revelou a existência de 1.466 clientes. Desses, 1.001 tiveram prejuízo financeiro, 170 não registraram nem lucro e nem perda, enquanto apenas 295 obtiveram algum retorno.

Os investigados poderão responder por crimes relacionados à oferta irregular de investimentos, lavagem de dinheiro, associação criminosa e outros delitos que ainda poderão ser confirmados ao longo da investigação.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Lara Duarte

Jornalista e pós-graduanda em Ciência Política, com atuação em jornal impresso, assessoria de comunicação e produção, reunindo experiência em diferentes frentes da comunicação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.