Fim da escala 6×1: gigante dos supermercados e farmácias anuncia adoção da jornada 5×2 para todos os trabalhadores CLT
Decisão estratégica fortalece competitividade corporativa enquanto desperta interesse crescente de milhares profissionais brasileiros diariamente

O debate sobre o fim da escala 6×1 ganhou um novo capítulo no varejo brasileiro. Antes mesmo de qualquer alteração na legislação trabalhista, grandes empresas começaram a substituir o modelo tradicional por jornadas de cinco dias de trabalho e dois de descanso.
O caso mais abrangente é o da RD Saúde, controladora das redes Raia e Drogasil, que concluiu a implantação da escala 5×2 em todas as suas mais de 3,5 mil lojas espalhadas pelo país, alcançando todos os funcionários contratados pelo regime CLT.
A iniciativa foi adotada como estratégia para tornar as vagas mais atrativas, reduzir a rotatividade e melhorar a retenção de profissionais qualificados.
- Casas, apartamentos e terrenos abandonados podem ser tomados dos proprietários pela prefeitura para virar moradias populares
- Aos 13 anos, ele cortava grama, limpava garagens do bairro para juntar dinheiro e construiu sozinho no quintal dos pais uma casa de 8 metros quadrados com cozinha, TV e cama
- Não é alcatra, nem maminha: as melhores carnes mais suculenta e macias para churrasco quando a grana está curta, segundo açougueiros
A mudança começou no segundo semestre de 2025, inicialmente com farmacêuticos, gerentes e demais cargos de liderança.
Em seguida, foi ampliada para o restante das equipes. Apesar da nova organização da jornada, a empresa manteve a carga semanal de 44 horas prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), redistribuindo o expediente ao longo de cinco dias.
Segundo a companhia, a alteração foi implementada sem aumento dos custos operacionais, embora uma eventual redução da jornada para 40 horas semanais pudesse elevar significativamente as despesas do negócio.
Movimento cresce
A tendência também avança entre grandes redes de supermercados. O Grupo Supernosso, responsável pelas bandeiras Supernosso e Apoio Mineiro, iniciou um projeto-piloto em março de 2026 com cerca de 500 trabalhadores em três unidades de Belo Horizonte.
Após avaliar os resultados, a empresa ampliou o modelo para outras 13 lojas e anunciou o objetivo de estender a escala 5×2 para todas as suas 45 unidades até o fim de 2026, beneficiando aproximadamente 4.800 colaboradores.
Assim como ocorreu na RD Saúde, a jornada semanal de 44 horas foi preservada, com redistribuição da carga diária e ajustes no horário de funcionamento de algumas lojas.
Próximos passos
Outras empresas também acompanham essa transformação. O Grupo Coutinho, responsável pelas redes Extrabom, Extraplus e Atacado Vem, iniciou testes da escala 5×2 em três supermercados no Espírito Santo e pretende avaliar indicadores como produtividade, atendimento ao cliente e organização das equipes antes de ampliar o formato para outras unidades.
O movimento mostra que parte do varejo brasileiro decidiu antecipar mudanças sem aguardar a conclusão das discussões sobre o fim da escala 6×1 no Congresso Nacional.
Para as empresas, o novo modelo busca aumentar a competitividade na contratação de profissionais e reduzir pedidos de desligamento, enquanto para os trabalhadores representa a possibilidade de duas folgas semanais, ainda que sem redução da carga horária prevista na legislação.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!







