Fábrica suspende a produção e libera funcionários em meio a dívida milionária
Empresa tradicional do setor de laticínios atravessa crise financeira e ainda não informou quando pretende retomar as atividades

Uma tradicional fábrica presente há décadas no mercado brasileiro de laticínios atravessa um dos momentos mais delicados de sua história. Em meio a uma crise financeira milionária, a Cooperativa Piá decidiu interromper temporariamente sua produção industrial.
Sediada em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a empresa também colocou os trabalhadores em férias coletivas. Ainda não existe uma data confirmada para a retomada das operações.
Com a paralisação, produtos da marca deixam de ser abastecidos durante o período, atingindo itens como leite e outros derivados fabricados pela cooperativa.
- Segundo a psicologia, pessoas adultas que não conseguem se libertar dos pais podem não estar só evitando responsabilidades, mas procurando validação emocional
- Não é a tilápia, nem o peito de frango: a melhor carne para quem quer emagrecer, segundo nutricionistas
- Motoristas de todo o país correm o risco de perder a cobertura do seguro do carro em 2026, alerta
Dívida pressiona operação
A medida ocorre poucos meses depois de a Piá entrar em processo de liquidação extrajudicial.
A decisão foi aprovada pelos associados em assembleia realizada em 26 de março de 2026. Apesar do termo, naquele momento o procedimento permitiu que as atividades continuassem enquanto a cooperativa buscava reorganizar as finanças.
A própria Piá mantém em seu site documentos referentes ao processo de liquidação, incluindo publicações, atas e editais destinados aos credores.
Estimativas divulgadas sobre a situação financeira apontam um passivo superior a R$ 200 milhões. Outros levantamentos realizados durante o processo de reestruturação mencionam aproximadamente R$ 260 milhões em dívidas.
Sem previsão de retomada
Mesmo após a tentativa de reorganização financeira, a cooperativa voltou a enfrentar dificuldades para manter a produção normalmente na fábrica.
Em comunicado encaminhado a clientes, a Piá informou que o abastecimento ficará interrompido enquanto durar a paralisação. A empresa também não estabeleceu uma previsão pública para que as linhas industriais voltem a funcionar.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!





