Calor acima dos 40°C e tempestades com granizo colocam Goiás sob sequência de alertas
Anápolis e Goiânia seguem com temperaturas elevadas, enquanto Sul e Sudeste goianos enfrentam aviso de grande perigo

Goiás entra nos últimos dias de setembro ainda sob forte influência do calor, com temperaturas elevadas em diferentes regiões e alertas simultâneos para onda de calor, baixa umidade e tempestades.
O cenário mais crítico está concentrado principalmente no Sul e Sudeste goianos, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um aviso vermelho de grande perigo para onda de calor até as 18h desta quarta-feira (30).
O alerta alcança dezenas de municípios, entre eles Caldas Novas, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Corumbaíba, Campo Alegre de Goiás, Caçu e Água Limpa.

Mapa do Inmet destaca as áreas de Goiás onde a onda de calor deve atuar com maior intensidade. (Imagem: Reprodução/Inmet)
Nessas áreas, as temperaturas podem permanecer pelo menos 5°C acima da média climatológica durante cinco dias consecutivos, condição que aumenta os riscos à saúde.
Goiás também esteve entre os estados que registraram temperaturas iguais ou superiores a 40°C entre domingo (27) e segunda-feira (28). Cinco estações meteorológicas goianas alcançaram ou ultrapassaram essa marca, segundo levantamento do Inmet.
Goiânia e Anápolis seguem quentes
Embora Goiânia e Anápolis não estejam no núcleo do alerta vermelho de onda de calor, as duas cidades também enfrentam temperaturas altas e baixa umidade nesta terça-feira (29).
Em Anápolis, a máxima prevista é de cerca de 34°C nesta terça e novamente na quarta-feira (30). O município está sob alerta laranja para baixa umidade, com índices que podem variar entre 20% e 12%.
Além disso, para quarta-feira, o Inmet colocou a cidade sob aviso amarelo de tempestade, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, acumulados de até 50 milímetros no dia, rajadas entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de granizo.
Em Goiânia, o calor também permanece intenso. A previsão aponta máximas próximas dos 37°C nesta terça-feira e de 38°C na quarta-feira, antes de uma possível mudança no padrão do tempo.
Baixa umidade atinge grande parte do estado
Além das temperaturas elevadas, diferentes regiões de Goiás estão sob alertas para o ar seco nesta terça-feira.
Um aviso laranja prevê umidade relativa entre 20% e 12% em áreas do Centro, Leste, Sul, Norte e Noroeste goianos.
Há ainda pontos sob alerta vermelho, onde os índices podem ficar abaixo de 12%.
Nessas condições, aumenta o risco de incêndios florestais e de problemas como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além do agravamento de doenças respiratórias.
O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar atividades físicas nos períodos mais secos e reduzir a exposição ao sol nas horas mais quentes.
Tempestades também entram no radar

Mapa mostra avanço da frente fria sobre o Centro-Oeste e a redução das temperaturas acima da média prevista para quarta-feira (30). (Imagem: Reprodução/Inmet)
O alerta amarelo inclui áreas do Sul e Sudoeste goianos e prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia. Também há possibilidade de rajadas de vento de até 60 km/h e queda de granizo.
A mudança está associada ao avanço de uma frente fria pelo Centro-Sul do país. Segundo o Inmet, o sistema começa a reduzir gradualmente as anomalias de temperatura no Centro-Oeste e no Sudeste nesta quarta-feira.
Calor deve perder força
A tendência é de que o cenário comece a mudar de forma mais perceptível a partir de quinta-feira (1º).
Com o avanço da frente fria, as regiões que enfrentaram temperaturas muito acima da média devem registrar valores mais próximos do esperado para esta época do ano.
Em Anápolis, por exemplo, a máxima prevista cai para cerca de 32°C na quinta-feira e continua recuando nos dias seguintes.
No restante do estado, porém, a redução será gradual e poderá ocorrer de forma diferente entre as regiões.
O Inmet aponta que o Centro-Oeste ainda pode manter temperaturas acima da média em alguns pontos antes de uma mudança mais ampla ao longo da semana.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!








