UFG reforça segurança e orienta alunos após ameaças de ataques a universidades federais
Preocupação surge depois de três incêndios seguidos em instituição no Pernambuco, supostamente motivados por discordância política

A Universidade Federal de Goiás (UFG) compartilhou ter reforçado os protocolos de segurança e orientou os estudantes sobre que medidas devem ser tomadas em caso de ameaças e possíveis ataques.
A confirmação foi enviada ao Portal 6 nesta quinta-feira (08), diante de boatos de que um grupo político estaria preparando um “ataque em massa”.
Mensagens que circulam nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp de alunos espalham os rumores sob a hipótese de que sejam motivados pelo atual cenário eleitoral.
Uma das razões é que universitários têm convocado assembleias nesta quinta-feira (08) para organizar manifestações pacíficas a favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, no segundo turno.
Outra são as ocorrências na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), no Recife. A instituição registrou três incêndios em laboratórios em um intervalo de apenas oito dias.
Entenda
Três laboratórios de diferentes áreas da UFPE pegaram fogo desde o dia 30 de setembro. O primeiro aconteceu quando estudantes estavam próximos, e eles tentaram conter as chamas, com a hipótese inicial de que isso tenha começado em um forno.
Os outros dois aconteceram no último domingo (04), dia de eleições, e quarta-feira (07). Para estes, não foram divulgadas as suspeitas de onde o incêndio começou. Algumas pessoas levantam a possibilidade de motivações políticas, devido ao período eleitoral.
Uma estimativa parcial indica prejuízo de pelo menos R$ 100 milhões, incluindo equipamentos e pesquisas desenvolvidas há anos. Elas tratavam de câncer, obesidade, Covid-19, TDAH e autismo, entre outros diagnósticos.
A UFG manifestou solidariedade pelas pesquisas perdidas e destacou que cerca de 95% da produção científica do país acontece nas universidades públicas brasileiras.
Posição da UFG
Diante dos incêndios e dos boatos de que algo semelhante pudesse acontecer na UFG, a comunidade estudantil ficou em alerta, e pediu: “ainda não sabemos se essas ameaças são verdadeiras, mas é importante que todos fiquem atentos e redobrem os cuidados”.
Em nota enviada ao Portal 6, a UFG disse que “tem acompanhado as dinâmicas sociais após o primeiro turno das eleições” e os acontecimentos na UFPE, motivos pelos quais reforçou os protocolos de segurança.
Afirmou que “medidas estão sendo tomadas para que todas as pessoas estejam mais seguras e protegidas” e explicou que a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH/UFG) coopera com órgãos públicos desde 2017, a exemplo da Polícia Federal (PF), Militar (PM) e Civil (PC), a partir de um alinhamento de prevenção.
A universidade descreveu contar com equipe de segurança terceirizada que atua com servidores da própria instituição, preparados para usar equipamentos de maior e menor potencial ofensivo.
Também destacou que tem mais de duas mil câmeras instaladas e que elas ficam interligadas a uma Central de Operações que trabalha 24 horas todos os dias. E relatou ter equipes motorizadas “que têm um tempo de resposta de até três minutos em qualquer quadra, quadrante e campus da UFG”.
Orientações
A UFG orientou que estudantes em situação de emergência podem acionar o botão SOS do aplicativo MinhaUFG Segurança. O app pode ser baixado no telefone ou acessado pela link da web.
Qualquer mensagem ou material de ameaça deve ser enviado diretamente à SDH pelo aplicativo MinhaUFG Segurança ou pelo telefone e WhatsApp institucional: (62) 3521-2000, a qualquer hora.
Por fim, a universidade pede que servidores e discentes “se atentem ao cuidado com o bem-estar emocional, a fim de evitar desestabilização diante do que eventualmente possa circular nas redes sociais”. A recomendação é que qualquer mensagem que possa levar à desinformação ou causar pânico não seja compartilhada.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH UFG) tem acompanhado as dinâmicas sociais após o primeiro turno das eleições e, diante dos últimos acontecimentos ocorridos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Instituição comunica que os protocolos de segurança foram reforçados e medidas estão sendo tomadas para que todas as pessoas estejam mais seguras e protegidas.
A SDH UFG possui protocolos de cooperação com as forças de segurança pública federais com atuação em Goiás, como a Polícia Federal (PF), e estaduais como a Polícia Militar (PM-GO) e Polícia Civil (PC-GO). Todo o trabalho é feito a partir de um alinhamento de prevenção com as forças de segurança pública do Estado de Goiás, com patrulhamento desde de 2017.
O efetivo da segurança da Instituição é composto por trabalhadores e trabalhadoras terceirizados em conjunto com servidores da Universidade para situações específicas e todos possuem treinamento para uso de equipamentos de maior e menor potencial ofensivo.
É importante ressaltar que a Universidade possui instaladas mais de 2 mil câmeras, em ambientes internos e externos, interligadas a uma Central de Operações que trabalha 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Além disso, quase 200 profissionais podem ser acionados por rádio comunicador e fazem os acompanhamentos por meio de georreferenciamento. Nesse grupo, há 10 equipes motorizadas que têm um tempo de resposta de até três minutos em qualquer quadra, quadrante e campus da UFG.
Por fim, a UFG informa que a Universidade mantém programas de assistência psicológica e social à comunidade acadêmica e solicita que servidores e discentes que se atentem ao cuidado com o bem-estar emocional, a fim de evitar desestabilização diante do que eventualmente possa circular nas redes sociais. A principal diretriz é que qualquer conteúdo recebido por mensagem instantânea ou redes sociais, que possa levar à desinformação e causar pânico, não deve ser reproduzido ou compartilhado. Qualquer mensagem ou material de ameaça deve ser enviado diretamente à Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da UFG (SDH) via aplicativo MinhaUFG Segurança ou pelo telefone e WhatsApp institucional (62) 3521-2000 a qualquer hora do dia ou da noite.
Em situações de emergência, há também o botão SOS do aplicativo Minha UFG Segurança, que pode ser acessado pela web: https://seguranca.web.ufg.br/home e também baixado pela loja de aplicativos do celular.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!








