Ministério da Saúde autoriza a vacinação de toda população acima de 18 anos

Nova diretriz foi publicada em nota elaborada pelo corpo técnico da pasta

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
Vacina contra Covid-19. (Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde autorizou nesta sexta-feira (26) o início da vacinação contra Covid-19 de toda a população sem comorbidades, com idades entre 18 e 59 anos, em ordem decrescente de idade.

As novas diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) foram publicadas em nota técnica e apresentadas em entrevista coletiva por integrantes da pasta.

Segundo o Ministério da Saúde, a decisão de iniciar a vacinação da população em geral decorre de uma demanda diminuída de grupos prioritários.

A imunização contra a Covid-19 vai continuar para os grupos prioritários ao mesmo tempo em que se estenderá para a maior parte da população.

“Porém de maneira concomitante, será iniciada a vacinação da população geral (18 a 59 anos), de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, até o atendimento total da população brasileira acima de 18 anos”, esclarece a nota técnica.

“Portanto, deve-se manter a vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no PNO e Estados e Municípios que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade e trabalhadores de educação, poderão pactuar em Comissão Intergestores Biparte a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade garantindo o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários”, destacou.

Leia o documento na íntegra.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias