“Preço de banana” passa a significar o oposto do habitual, em Anápolis

Pesquisa do Procon Anápolis revela grande variação no preço da fruta nos primeiros meses deste ano

Samuel Leão Samuel Leão -
“Preço de banana” passa a significar o oposto do habitual, em Anápolis
(Foto: Divulgação/Procon)

A expressão “a preço de banana” vem caindo por terra em Anápolis, após a fruta liderar a lista dos itens da cesta básica que sofreram maior variação pela segunda vez esse ano. É o que se pode constatar na pesquisa realizada mensalmente pelo Procon Municipal.

Em janeiro, o preço da fruta oscilou 101% e ocupou o primeiro lugar na pesquisa. O mesmo ocorreu no mês de março, quando o produto oscilou 107% com preços entre R$ 2,89 e R$ 5,99. O levantamento foi realizado nos dias 1 e 2 de março em seis estabelecimentos, considerando 23 itens.

Sempre presente entre os produtos com maior destaque nas pesquisas da cesta básica, a batata inglesa voltou a ser um dos alimentos que mais variou de preço. Neste mês, a leguminosa despontou em segundo lugar, com variação de 100% e valores entre R$ 3,99 e R$ 5,99.

Um dos itens que nunca faltam na mesa do consumidor, o pão francês, aparece em terceiro lugar (88%) com preços entre R$ 10,99 e R$ 20,69.

O diretor do Procon Anápolis, Wilson Velasco, destaca que “diante dos sucessivos aumentos de alguns alimentos, o órgão tem estado atento nessas altas e periodicamente vem monitorando o preço através das pesquisas que são realizadas mensalmente”.

O órgão também simulou a compra de uma cesta básica para consumo de uma pessoa adulta, o que resulta no comprometimento de R$ 540,33 (41%) da renda do consumidor, considerando o salário mínimo.

O valor calculado no mês de março apresenta uma redução de R$ 58,38 comparado ao mês de fevereiro. Para visualizar a pesquisa completa, acesse https://www.anapolis.go.gov.br/pesquisas-procon/.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade