Lei que garante acompanhante do sexo feminino em procedimentos médicos é aprovada em Anápolis

Proposto pelo vereador Marcos Carvalho (PT), o projeto visa coibir casos de abuso sexual dentro de unidades de saúde

Samuel Leão Samuel Leão -
Lei que garante acompanhante do sexo feminino em procedimentos médicos é aprovada em Anápolis
Vereador Professor Marcos Carvalho é autor do projeto de Lei. (Foto: Câmara Municipal/Ismael Vieira)

A Câmara Municipal de Anápolis sancionou, na segunda-feira (10), uma lei que garante o direito à acompanhante do sexo feminino para mulheres que forem efetuar procedimentos que demandem sedação ou o uso de anestesias que resultem em perda da consciência.

Proposto pelo vereador Marcos Carvalho (PT), o projeto possui o intuito de evitar que a paciente fique vulnerável na presença somente do médico ou de qualquer outro profissional de saúde.

A necessidade surgiu após diversos casos de abuso sexual, cometidos por ginecologistas e trabalhadores afins, eclodirem no Brasil.

A lei determina que os estabelecimentos de saúde do município coloquem um aviso, em local visível e de fácil acesso, sobre o direito à acompanhante.

Assim, em todos os exames mamários, genitais e retais, independente do sexo ou gênero do profissional, a mulher poderá levar alguém de confiança consigo para o consultório.

Vale ressaltar que isso se aplica também aos procedimentos realizados em ambulatórios e internações, como por exemplo, durante estudos diagnósticos como transvaginal, ultrassonografias ou no teste urodinâmico.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade