6 coisas que não devem ser feitas em casa quando o ventilador estiver ligado
Além de poder causar um acidente trágico, outras situações podem atrapalhar seu dia a dia ou comprometer sua saúde
Ventilador é um dos utensílios mais comuns nas casas brasileiras, certo? Além de ser muito útil para amenizar o calor, tem um custo-benefício muito positivo.
Acontece que existe uma série de coisas que não se deve fazer, em hipótese alguma, quando o eletrodoméstico estiver conectado à tomada.
Além de poder causar um acidente trágico, outras situações podem simplesmente atrapalhar seu dia a dia ou comprometer sua saúde. Já pensou?
Bom, se você ainda não sabe quais são essas ações proibidas, confira abaixo a lista que separamos e fique atento!
6 coisas que não devem ser feitas em casa quando o ventilador estiver ligado:
1. Dormir
Dormir com o ventilador ligado pode ser muito ruim para sua saúde por diversos fatores. O primeiro é que deixar o objeto ligado por muitas horas consecutivas próximo ao seu corpo e rosto pode influenciar na chegada de um resfriado.
O segundo fator é que, caso as hélices não estejam totalmente limpas, as chances de encontrar poeiras e ácaros grudados nelas são maiores. Ou seja, caso você seja alérgico à poeira, se prepare para uma crise de espirros.
Um terceiro e último fator é que, durante a madrugada, uma série de situações pode acontecer, como um curto-circuito, estragando seu ventilador e aumentando as chances de uma explosão.
2. Varrer a casa
Essa é uma dica básica, mas bastante válida. É quase impossível ter sucesso nesta missão – de tirar toda a sujeira – enquanto o vento atrapalha tudo, não é?
Para ter o serviço concluído efetivamente, deixe o objeto desligado por alguns minutos.
3. Ficar sem camisa
Este tópico, assim como dito acima, é sobre as grandes chances de adquirir um resfriado. Além do mais, o aparelho é capaz de deixar o ar muito seco, piorando os sintomas de gripe e alergias.
4. Deixar próximo de crianças pequenas
Já essa dica é importantíssima! As crianças menores não conseguem dimensionar o perigo em colocar os dedos nas hélices e, por um descuido, isso pode ocorrer e gerar transtornos irreparáveis.
O melhor a se fazer é deixar o ventilador bem longe dos pequenos.
5. Deixar próximo de água
Se você joga água na sua casa enquanto o ventilador está ligado, fique atento! Isso pode ser um perigo, caso ele caia no chão molhado e provoque um acidente.
6. Deixar ligado por muitas horas
Assim como dito, o eletrodoméstico tem um potencial inquestionável de causar ressecamento da pele, da boca e das vias nasais, provocando uma série de problemas.
Além disso, aumenta-se as chances de uma explosão (por estar conectado à tomada). Isso traria prejuízos financeiros e, em casos mais graves, colocaria até mesmo vidas em risco.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!