Brasil e Bolívia retomam projeto de ponte binacional
Empreendimento foi tema de conversa entre Lula e Luis Arce

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Bolívia, Luis Arce, conversaram nesta quinta-feira (28), em ligação telefônica, para tratar sobre a construção da ponte internacional sobre o Rio Mamoré, que ligará as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guyaramerin, cidade do no Departamento de Beni, na Bolívia.
A ponte terá cerca de 1.220 metros de extensão. O Mamoré é um rio de origem na região da Cordilheira dos Andes que faz parte da bacia do Amazonas, sendo parte da fronteira entre Brasil e Bolívia na Região Norte. O acordo firmado para a construção da ponte é de 2007, mas nunca saiu do papel.
Por determinação dos presidentes, as equipes técnicas dos dois países trabalham para concretizar o empreendimento, que tem forte apelo das comunidades locais.
“Acordou-se que o lado brasileiro apresentará, até o fim da próxima sexta-feira, 29 de setembro, proposta para consideração pelo lado boliviano que reflita os interesses de ambos os países e sua posterior ratificação, segundo o estabelecido pelo Acordo de 2007”, diz uma nota conjunta, divulgada pelo Palácio do Itamaraty.
Leia também
- Perto da Assembleia da ONU, Canadá, Austrália e Reino Unido reconhecem Estado da Palestina e pressionam Israel
- ONU põe Lula e Trump no mesmo local pela 1ª vez sob ameaça de novas sanções ao Brasil
- Com promessa de altos salários e até mimos, chefs são disputados em Belém às vésperas da COP30
- Mãe é presa sob suspeita de espancar filha de 1 ano e 3 meses no interior de SP