Fim de semana deverá ser marcado por geada e menor temperatura registrada em Goiás neste ano; veja cidades

Umidade relativa do ar também deverá sofrer alterações ao se comparar com a última semana

Samuel Leão Samuel Leão -
Regiões podem ter mínimas de aproximadamente 15ºC (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

É bom já preparar o casaco. Com o avanço da frente fria polar, a previsão do tempo promete a menor temperatura do ano para esse final de semana em Goiás. Em uma das regiões, os termômetros devem chegar a marca de 5 °C.

Essa informação foi apresentada pelo Boletim Meteorológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), que destacou o frio mais acentuado para o domingo (11).

Foi apontada até a possibilidade de geada, na região Centro-Sul, e as mínimas mais agudas ocorrem no Sudoeste do estado.  Com menos intensidade, o frio também deve atingir os centros urbanos.

Dentre as cidades apontadas como mais afetadas, estão Lagoa Santa e Mineiros, que no sábado (10) terão mínimas de 8 °C e máximas consequentemente reduzidas, de 22 °C. Na sequência, Jataí e Rio Verde terão, respectivamente, variações entre 9 °C e 21 °C e entre 10 °C e 22 °C.

Já Goiânia terá mínimas de 13 °C e máximas de 27 °C, enquanto Anápolis fica entre 12 °C e 24 °C. Já no domingo (11), esse cenário se agrava, com as temperaturas em Jataí variando entre 8 °C e 24 °C, em Rio Verde entre 9 °C e 25 °C e em Anápolis entre 12 ° C e 26 °C. Na capital, haverá apenas um aumento da máxima, chegando à 29 ° C.

A umidade também terá alterações, subindo um pouco em relação à semana pregressa. Os índices, que antes ficavam entre 12% e 20%, sobem para uma variação entre 20% e 70%, caindo gradativamente ao longo da tarde.

Vale pontuar que, em 2023, a temperatura mais baixa registrada em Goiás ocorreu em Jataí, no dia 31 de maio. Na data, o frio foi tanto que a cidade chegou aos 7,6 º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em segundo lugar ficou Rio Verde, no dia 30 de junho, com cerca de 8,6 ° C.

Portanto, é possível constatar uma alteração significativa, visto que as temperaturas mais baixas do último ano foram registradas nos meses de junho e maio. Em 2024, por outro lado, a expectativa é que agosto seja o mês detentor do recorde.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.