Nova usina de energia solar em Goiás terá investimento de mais de R$ 1 bilhão

Expectativa é que operações se iniciem já em 2026

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Grandes usinas solares igualam capacidade da hidrelétrica de Itaipu
(Foto: Soninha Vill / Agência Brasil)

A Newave Energia, companhia especializada em energia solar, divulgou a construção da maior central de produção elétrica solar de Goiás, por meio de uma parceria com o Governo Estadual.

Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (30), foi anunciado um investimento de R$ 1,3 bilhão no projeto, que será inaugurado no município de Barro Alto, a 226 km de Goiânia.

Conforme o projeto, a expectativa é que sejam gerados 1,5 mil empregos diretos, somente durante o período de obras.

A unidade, que será a maior do estado, terá 731 mil painéis solares, distribuídos em uma área de aproximadamente 800 hectares.

As operações devem começar já em 2026, com a usina sendo responsável por 22% da capacidade de geração de energia solar em Goiás — podendo suprir o consumo de uma cidade com 365 mil habitantes.

A produção terá como principais destinos a vendas em mercados do segmento, além de encaminhar para unidades brasileiras de fabricação de aço da Gerdau (empresa que compõe a Newave Energia em conjunto com a companhia Newave Capital), que atualmente vive um processo de descarbonização.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade