Goiás registra número impressionante de raios em 2025; veja ranking

Em apenas dois meses, índice é quase metade do calculado em 2024

Paulino Henjengo Paulino Henjengo -
Raios Equatorial
Regiões como Goiás oferecem um cenário favorável para o surgimento de tempestades e descargas elétricas (Foto: Divulgação/Equatorial).

A Equatorial Goiás divulgou, nesta terça-feira (25), um alerta sobre temporais que atingiram os solos goianos este ano. Carregado com ventos de até 100 km/h, uma das características de 2025 é a frequência da presença de raios durante as chuvas – somando 1,5 milhão.  Quatro cidades estão entre as mais afetadas.

Dados fornecidos pela empresa, em relação aos registros de descargas, indicam que, em 2024, foram registradas aproximadamente 3,5 milhões – o que representa quase metade do índice até agora.

O Centro de Operações Integradas da empresa detalhou os municípios do estado com maior frequência de raios, entre os quais: Rio Verde lidera o topo, com 311.808 registros, Niquelândia ocupa a segunda posição, com 287.810, a seguir vem a cidade de Mineiros, impactada com 253.622. Por último, Jataí, computando 239.533 registros.

O gerente do Centro de Operações, Vinícyus Lima, entende que a população precisa aprender a adotar medidas preventivas de segurança.

“ Não dá para se aventurar durante um temporal para fazer um registro para as redes sociais. Não dá para andar a pé e nem motorizado em regiões com alagamentos, em função do grande risco de choque elétrico, entre outras tragédias. Não dá para se abrigar embaixo de árvores, porque são grandes as chances de uma descarga elétrica acontecer no local”, disse.

Para minimizar os impactos, a Equatorial afirmou que as concessionárias fazem o uso dos para-raios de distribuição instalados em postes e subestações, além de fazer o aterramento de maneira correta para descarregar a corrente do raio com segurança.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.