Moradores de Anápolis continuam ‘na corda bamba’ e arriscam travessia do João Leite; Prefeitura garante solução
Além da estrutura sobre o Ribeirão João Leite, outros cinco locais devem passar por restaurações


É na base do improviso e às custas do próprio bolso que os moradores do Residencial Vale Verde, região Oeste de Anápolis, são forçados a se arriscarem para atravessar um trecho do Ribeirão João Leite, que liga o bairro ao resto da cidade.
Isso porque há mais de um ano a ponte que passava pelo local, erguida pela Prefeitura ainda em 2021, cedeu com a força das chuvas e, desde então, uma nova estrutura ainda está na promessa.
Em outubro do ano passado, Reginaldo Silva, que precisa passar pela região diariamente, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a esposa, à época grávida de sete meses, atravessando o local sobre uma ponte bamba.

Esposa de Reginaldo é uma das várias moradoras que precisam se arriscar para fazer a travessia. (Foto: Arquivo Pessoal//Reginaldo Silva)
Desde a queda da estrutura, a população que mora ao Norte do ribeirão teve que, do próprio bolso, arcar com desvios e pontes improvisadas a fim de não ficarem isolados, em uma solução que está longe do ideal.
Em entrevista ao Portal 6, Reginaldo atestou que a situação permanece idêntica, com a exceção de uma placa recém fixada, que aponta que os trabalhos de reparo estão sendo realizados em parceria com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Placa fixada em frente à cratera. (Foto: Arquivo Pessoal/Reginaldo Silva)
À reportagem, o Secretário de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Thiago de Sá, reforçou que um acordo firmado em caráter extraordinário entre a Prefeitura e a Goinfra prevê obras de reparo em seis pontes e travessias pela cidade, com a estrutura supracitada sendo uma destas.
“A Prefeitura já fez as sondagens e encaminhou para a Goinfra. O projeto estrutural está pronto, a previsão é de que até o final de julho já ocorra a licitação para cada uma das obras. A ordem de execução deve vir logo em seguida”, revelou.
Além da ponte em questão, as outras pontes a serem restauradas ficam em Joanápolis e na vicinal com a GO-330, além das três travessias na Avenida Anhanguera, no Residencial Verona e em Souzânia.
O Secretário destacou ainda não ser possível definir um prazo para as entregas das obras, mas que assim que o processo licitatório avanças, poderá ser divulgado uma previsão oficial.
Confira a nota da Goinfra, na íntegra:
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) informa que assinou convênio com a Prefeitura de Anápolis, no final de maio, para que possa realizar as obras de recuperação em travessias (pontes e bueiro) de estradas municipais que foram apontadas pela própria gestão municipal.
No momento, nossas equipes técnicas estão concluindo a elaboração do projeto executivo de engenharia para a licitação das obras.
É na base do improviso e às custas do próprio bolso que os moradores do Residencial Vale Verde, região Oeste de Anápolis, são forçados a se arriscarem para atravessar um trecho do Ribeirão João Leite, que liga o bairro ao resto da cidade.
Isso porque há mais de um ano a ponte… pic.twitter.com/m1FEGlU2cz
— Portal 6 (@portal6noticias) June 27, 2025