Colocar uma bolinha de papel alumínio na máquina de secar: para que serve e por que lavanderias recomendam

Um item comum da cozinha pode melhorar o resultado da secagem, reduzir a estática das roupas e até diminuir a quantidade de pelos e fiapos nas peças

Daniella Bruno -
bolinha de papel-alumínio na máquina de lavar
(Foto: Captura de tela/YouTube)

Pequenos truques domésticos costumam chamar a atenção porque prometem facilitar as tarefas do dia a dia sem aumentar os gastos.

Na lavanderia, por exemplo, algumas soluções simples melhoram o resultado da secagem utilizando apenas itens que muitas pessoas já têm em casa.

Entre elas, uma prática antiga continua fazendo sucesso: colocar bolinhas de papel-alumínio dentro da máquina de secar.

Apesar de parecer incomum, o método tem explicação científica e ajuda a resolver um problema bastante frequente depois que as roupas saem da máquina.

Papel-alumínio reduz a eletricidade estática das roupas

Durante o ciclo de secagem, o tambor movimenta as peças constantemente. Ao mesmo tempo, tecidos diferentes se esfregam entre si e acumulam cargas elétricas, principalmente quando a carga contém fibras sintéticas, como poliéster e nylon.

Por causa desse atrito, as roupas costumam sair grudadas umas nas outras, aderem ao corpo na hora de vestir e atraem pelos, poeira e fiapos com mais facilidade.

Nesse momento, o papel-alumínio faz a diferença. Como o material conduz eletricidade, ele ajuda a dissipar as cargas acumuladas durante a secagem. Assim, as peças permanecem mais soltas e acumulam menos eletricidade estática.

Benefícios do truque

Além de reduzir a estática, a técnica oferece outras vantagens.

Por exemplo:

  • diminui o acúmulo de pelos e fiapos;
  • evita que as roupas grudem umas nas outras;
  • reduz a formação de vincos;
  • facilita a hora de passar;
  • diminui a necessidade de usar lenços específicos para secadora;
  • dispensa produtos químicos para controlar a eletricidade estática.

Por esse motivo, muitas lavanderias adotam essa prática para melhorar o acabamento das roupas.

Como fazer as bolinhas corretamente

Primeiro, corte um pedaço de papel-alumínio de aproximadamente 30 a 40 centímetros.

Depois, amasse o material até formar uma bola compacta, semelhante ao tamanho de uma bola de golfe.

Em seguida, aperte bem o alumínio para eliminar pontas soltas e evitar que elas enrosquem em tecidos delicados.

Por fim, coloque duas ou três bolinhas junto das roupas úmidas e inicie o ciclo de secagem normalmente.

Quanto tempo elas duram?

As bolinhas de papel-alumínio podem durar vários meses.

No entanto, substitua o material quando ele perder o formato, escurecer demais ou começar a se desfazer. Dessa forma, o truque continua funcionando com eficiência.

Atenção ao usar o método

Esse truque funciona apenas na máquina de secar ou no ciclo de secagem das máquinas lava e seca.

Isso acontece porque esses equipamentos utilizam apenas circulação de ar quente e o movimento do tambor.

Já o forno micro-ondas aquece os alimentos de outra maneira e reage de forma diferente ao metal.

Por isso, nunca coloque papel-alumínio dentro do micro-ondas. Essa prática pode provocar faíscas e danificar o aparelho.

Um truque simples que melhora a secagem

Quem utiliza bolinhas de papel-alumínio na secadora consegue reduzir a eletricidade estática, diminuir o acúmulo de pelos e deixar as roupas mais soltas ao final do ciclo.

Além disso, como o material dura vários meses, o método também ajuda a economizar com produtos descartáveis e oferece uma alternativa simples para melhorar o resultado da lavagem.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Daniella Bruno

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e estagiária de SEO do Portal 6, em Goiânia. Atua na produção e otimização de conteúdos digitais, com foco em matérias soft sobre comportamento, curiosidades e temas do cotidiano.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias