“A inteligência artificial não vai substituir o médico”, afirma Cristiano Sarkis ao defender adaptação à tecnologia

Segundo o especialista, os profissionais da saúde precisarão aprender, ao menos, o básico sobre inteligência artificial para acompanhar a evolução da medicina.

Portal 6 Da Redação -
“A inteligência artificial não vai substituir o médico”, afirma Cristiano Sarkis ao defender adaptação à tecnologia
(Foto: Ilustração/ Gemini)

A inteligência artificial não deve substituir os médicos, mas será impossível ignorá-la nos próximos anos. Essa é a avaliação do médico Cristiano Sarkis, que participou do podcast Portal 6 Ao Vivo.

Segundo o especialista, os profissionais da saúde precisarão aprender, ao menos, o básico sobre inteligência artificial para acompanhar a evolução da medicina.

Cristiano explica que a IA não fará diagnósticos sozinha nem substituirá o raciocínio clínico ou o contato humano entre médico e paciente. No entanto, ela será uma importante aliada na automação de processos e no apoio à tomada de decisões, reunindo informações científicas que podem auxiliar o profissional durante a consulta.

“O médico sempre vai estar ali para fazer a curadoria humana daquilo que precisa ser feito. Esse contato com o paciente a máquina nunca vai substituir”, afirmou.

A entrevista foi ao ar no Portal 6 Ao Vivo e abordou temas como inteligência artificial, prevenção de doenças, rastreamento do câncer e os desafios da medicina moderna. O episódio completo está disponível no canal do Portal 6 no YouTube.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Portal 6

Da Redação

A Redação do Portal 6 é formada por jornalistas e colaboradores comprometidos com a informação de qualidade, cobertura em tempo real e o que realmente importa para o leitor. Aqui você encontra reportagens exclusivas, análises, notícias de utilidade pública e os bastidores dos principais acontecimentos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias