Violência caiu em Anápolis pelo quarto mês consecutivo, afirma SSPAP

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Os casos de violência tem diminuído consideravelmente em Anápolis, desde junho. É o que afirma o Observatório da Segurança Pública, por meio de levantamento divulgado nesta quinta-feira (13) pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO).

Os dados apresentados mostram que os homicídios na cidade diminuíram 30% em comparação com o mês de setembro do ano passado. Houve também, conforme o levantamento, queda no número de roubo de veículos, residências e comércios.

Procurada pela reportagem do Portal 6 para comentar sobre o porquê do levantamento não refletir a sensação de segurança na cidade, a SSPAP, por meio de nota da assessoria de comunicação, disse apenas que “as forças policiais têm desenvolvido ações ostensivas em todas as regiões do Estado para garantir a segurança da população” e pediu para que a população registre boletins de ocorrências afim de facilitar a investigação e repressão.

A SSPAP pediu ainda a colaboração do município para a criação da Guarda Municipal para proteger o patrimônio público. “Com isso, os policiais militares poderão se dedicar totalmente ao combate ostensivo de crime praticados contra pessoas e seus patrimônios”, reitera.

Mais de 70 novos soldados- praça, porém, terminaram o treinamento e reforçarão o efetivo da cidade e região.

Números

Segundo o levantamento foram 19 casos em junho, 12 em julho, 11 em agosto, e, sete casos em setembro. Na comparação com setembro do ano passado, a queda foi de 30%. As tentativas de homicídios apresentaram a mesma tendência de queda. Após registrar 20 casos em junho, recuou, respectivamente, para oito, sete e seis casos nos meses seguintes.

No mesmo comparativo, houve redução nos roubos de veículos (-28,3%), roubos em comércios (-27,78%), roubos em residências (-42,31%). Os furtos de veículos caíram 50,82%, enquanto, os furtos em comércios e a transeuntes diminuíram, respectivamente, em 26,32% e 41,67%.

Oscilaram positivamente os estupros, que em setembro do ano passado registrou 1 caso, ao passo que no mês passado foram quatro registros. Os roubos a transeuntes aumentaram em 13,21% e os furtos em residências, 2,4%.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade