Como o sal é extraído do mar?

Da Redação Da Redação -

O sal de cozinha é utilizado nos mais diversos temperos e tem grande participação na cozinha mundial. Mas para ele chegar na mesa da sua casa da forma como ele é consumido, é necessário um processo de separação da água.

Como todos sabemos, o sal vem da água do mar. O procedimento para separar o material  é bem simples e direto e acontece deixando o líquido evaporar até permanecer apenas o cloreto de sódio.

Após este processo o sal é recolhido e passa por outras etapas para deixa-lo na forma como quisermos consumir: Sal fino ou sal grosso.

Todo o processo só acontece graças ao intermédio das salinas, que são os equipamentos utilizados neste procedimento.

Elas são encarregadas de fazer a separação do cloreto de sódio das demais substâncias que se encontram na água do mar, que são o cálcio e o magnésio.

Uma vez nos tanques, a água começa a evaporar deixando a substância cada vez mais pastosa. Desta forma, a tendência é que os elementos sólidos se separem e fiquem no fundo do tanque.

O sal é retirado em forma de sal grosso e passa por outros processos para se tornar o sal refinado. Antes de ser embalado ele é acrescido de iodo para prevenir o bócio, uma doença que ataca a garganta.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade