Amilton defende que as novas medidas em Anápolis servem para salvar vidas e proteger a economia
O deputado estadual Amilton Filho (SDD) é favorável as novas medidas da Prefeitura de Anápolis para minimizar os impactos da Covid-19.
O município, que adota a matriz de risco do Ministério da Saúde, entrou em grau moderado nesta quinta-feira (02).
Com isso, algumas atividades ficarão restringidas até que a ocupação leitos de UTI diminua. Atualmente, o índice de pacientes internados está na casa dos 35%.
Para a retomada do grau leve, em que todo o comércio pode funcionar respeitando as normas de distanciamento social, é necessário que esse percentual fique abaixo de 25%.
“Por isso é preciso que todo mundo faça sua parte e respeite os protocolos sanitários. As restrições são temporárias e o retorno das atividades depende do nosso comportamento”, pontua Amilton.
O deputado reforça que cuidar para que a economia não entre em crise é também salvar vidas e por isso defende a atuação do prefeito Roberto Naves (PP) frente à pandemia.
“É preciso coragem para tomar qualquer tipo de decisão. O desafio é o equilíbrio, a responsabilidade com a vida e a manutenção dos empregos”, frisa.
Na avaliação de Amilton, Roberto vem assumindo esse compromisso desde antes da confirmação do primeiro caso, em meados do mês de março.
“Nossa cidade tem toda uma estrutura própria, montada e em pleno funcionamento. Essas restrições de agora, que repito, são temporárias, servem justamente para que esse suporte continue garantido”, pontua.
O deputado também opina sobre o endurecimento da fiscalização e aplicação de multa de R$ 5.000 para quem promover festas e aglomerações exageradas.
“Infelizmente vimos cenas lamentáveis nas últimas semanas. Quando o diálogo não surte efeito é necessário outros recursos. Confio na população e espero que não seja necessário ter de punir ninguém”, finaliza.