5 Dicas para prevenir o superaquecimento do carro

Da Redação Da Redação -

Se tem uma coisa que pode prejudicar o funcionamento do seu automóvel e causar um prejuízo gigantesco é o superaquecimento do motor. Quando o “carro ferve”, significa que ele está em uma temperatura tão alta que precisa ser desligado imediatamente para evitar danos sérios ao automóvel. Danos que podem afetar diretamente na segurança de quem está dentro do veículo.

Apesar de ser um problemão, é fácil prevenir o superaquecimento. Vamos ver como?

Verifique os níveis de água no radiador e óleo lubrificante

Essa não é uma medida que precisa ser tomada apenas em caso de viagem. Deve ser adotada constantemente, pelo menos uma vez por mês. Verifique a água e o óleo e, se o nível tem diminuído constantemente, é possível que haja vazamento em alguma das mangueiras. Também é importante checar sempre se as tampas estão vedando corretamente os reservatórios. A troca de óleo deve ser feita regularmente, portanto sempre verifique a data da última substituição do fluido.

Observe o painel

O painel do carro é o primeiro indicador de que algo está fora do normal. Aquecimento em situações específicas de forte aceleração continuada podem aquecer o motor, mas se o indicador de temperatura estiver apontando o aumento constante dessa temperatura, é melhor parar em uma oficina. O mesmo vale para o alerta de óleo lubrificante. Quando ele acende, significa que há algo de errado no sistema de lubrificação. Pode ser o filtro, a quantidade de óleo, ou apontar que o líquido está sujo, concentrando impurezas no motor.

Verifique a ventilação

O superaquecimento de um automóvel é facilitado quando há bloqueio da grade frontal do veículo, impedindo a circulação adequada de ar, ou quando há falha na ventoinha elétrica, responsável por arrefecer o motor. Verificar a circulação de ar e funcionamento dessas ferramentas também é fundamental.

Manutenção sempre

Já parece clichê afirmar que o bom funcionamento do seu veículo depende apenas de uma manutenção adequada, não é? Mas é isso mesmo. Contudo, a tendência do brasileiro adotar medidas para reparar em vez de prevenir os problemas no veículo. Dessa forma, é realmente mais caro e complicado lidar com o carro.

Cuidado no verão

Com o tempo quente pode acontecer de o motor superaquecer. Nesse caso, é importante tentar evitar transitar em situações que podem aumentar a exigência do motor, como aquele trânsito no fim do expediente, ou o engarrafamento nas grandes vias. Circular com a primeira ou segunda marchas engatadas contribuem com o aquecimento do carro. Às vezes não há como fugir dessas circunstâncias. Nesse caso, desligue o motor quando estiver parado. Um ou dois minutos, já ajudam a resfriar o veículo.

O motor superaqueceu. E agora?

Apesar dos cuidados, nem sempre é possível evitar o superaquecimento do motor. Mas há algumas medidas para evitar danos mais sérios ao carro.

  • Ligue o aquecedor no máximo: como esse sistema usa o calor do motor para funcionar, a temperatura será transferida para o carro, facilitando o resfriamento.
  • Pare o carro e aguarde: assim como a tendência do carro é superaquecer quando ligado, ele retornará a temperatura ambiente entre 30 e 45 minutos. A partir daí, você pode verificar os níveis de água e óleo e continuar.
  • Acione o seu seguro auto: a seguradora está preparada para atendê-lo(a) em situações como essa. Portanto, tenha sempre consigo o telefone da empresa e uma cópia da apólice, caso seja exigida no atendimento.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade