Portal 6

Estudante de Anápolis vai representar o Brasil em competição internacional

(Foto: Divulgação)

Ele estuda na rede pública e deverá passar por dois países no próximo ano

Matheus Filipe Pinheiro de Faria tem 14 anos e cursa o 9º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Lions Anhanguera. Apesar de parecer apenas mais um dos estudantes da Rede Municipal, ele é um dos principais nomes que levaram a cidade a receber destaque nacional.

Isso porque o aluno conquistou uma medalha de ouro na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e teve um desempenho tão extraordinário na competição que ainda se classificou para a comitiva que no próximo ano deverá representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (OIAA), na Hungria, e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), no México.

Além de Matheus, outros três estudantes também voltaram os olhos do país para Anápolis. Hyann Carlos, Arthur Galvão e Vinícius Borges, da Escola Municipal Lindolfo Pereira da Silva, foram ganhadores de medalhas de prata na 12° Mostra Brasileira de Foguetes, que integra a programação da Olimpíada.

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Kesia Rodrigues dos Santos, as crianças receberam todas as orientações para a construção do foguete dentro da própria sala de aula. Os resultados, segundo ela, foram surpreendentes.

“Trabalhamos em sala o regulamento com as regras de construção dos projetos, e criamos um foguete reciclável de pressão que surpreendeu e voou tão longe que percorreu toda a distância da quadra da escola”, disse.

Ao todo, receberam premiações com medalhas de bronze, prata e ouro, 50 alunos de 17 escolas municipais.

Em tempo

Já não é novidade que os alunos da rede municipal estão cada vez mais empenhados em serem reconhecidos nacionalmente.

No último mês de agosto, foi veiculado no programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo, a história de uma turma inteira do Escola Municipal Professor Ernst Heeger, no Parque dos Pirineus, que aprendeu libras para se comunicarem com uma colega surda.

Na ocasião, a apresentadora caracterizou a ação dos 31 alunos da turma como um verdadeiro exemplo.

Exemplo de inclusão em escola municipal de Anápolis é destaque na Rede Globo

Quer comentar?

Comentários

Nosso Twitter