Nova mesa diretora da Câmara Municipal de Anápolis é empossada

Presidente Leandro Ribeiro fez questão de ressaltar que não tem pretensão de ser “o dono do pedaço”

Da Redação Da Redação -

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anápolis foi empossada em sessão solene realizada nesta quarta-feira (02), no plenário Teotônio Vilela, com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos do grupo de vereadores que administrará o Legislativo no biênio 2019-2020.

Foram empossados o presidente Leandro Ribeiro (PTB), o vice Luiz Lacerda (PT), a primeira secretária Elinner Rosa (MDB), o segundo secretário Mauro Severiano (PSDB), o terceiro secretário Teles Júnior (PMN) e o quarto secretário João da Luz (PHS).

Em seu primeiro discurso, Leandro disse que não tem pretensão de ser “o dono do pedaço”. “Pois reconheço em vossas excelências [vereadores] a vontade popular”, completou. A partir disso, o novo presidente reafirmou o compromisso de tratar a todos com respeito e dignidade, dando condições necessárias para o desempenho de suas funções públicas.

Leandro agradeceu a todos os servidores, prometeu valorizá-los, e pediu apoio dos 22 vereadores para os desafios, que segundo ele serão muitos nos próximos dois anos.

O presidente disse ainda que o dia era muito especial em sua vida. “É uma grande honra ser presidente do Legislativo”. Leandro ressaltou que discorda daqueles que estando na política, falam mal da política. “O cenário atual é terrível, o sistema está em xeque, mas renová-lo talvez seja o grande desafio do homem público”, discursou.

Leandro comentou ainda que todos tem compromisso com a democracia. “Não podemos permitir que a sociedade caia na vala comum do descrédito. É preciso fortalecer o Legislativo, esteio da democracia. E essa função é de todos os vereadores, de todos nós que amamos a democracia”.

Segundo o presidente, defender o Legislativo não é acobertar erros, mas sim buscar o caminho da transparência, “expondo até as feridas”.

Leandro também se dirigiu ao prefeito Roberto Naves (PTB), lembrando que lhe perguntaram por diversas vezes ao longo no período que antecedeu a escolha da nova Mesa Diretora, se ele garantiria a independência do Legislativo em relação ao Executivo.

“Respondo com outra pergunta: qual independência? A da vaidade, de ter mais poder que o outro? Essa não pretendo praticar”, disse Leandro. Ele garantiu o Legislativo forte, independente como rege a Constituição Federal, pois assim jurou quando tomou posse. “A Constituição nos ensina que poderes devem ser independentes, mas harmônicos entre si”, completou.

O presidente disse ainda que está ciente das limitações e desafios, mas que renova sua fé na força do povo anapolino e na democracia, para as muitas batalhas que serão travadas daqui para frente.

Prefeito

Em discurso, o prefeito Roberto Naves disse que o presidente Leandro experimenta agora outro lado da política, já que manterá suas atribuições legislativas, mas passará a ocupar uma função de cunho executivo. “Há sete anos tentei lançar o Leandro candidato a vereador pela primeira vez. Coloquei seu nome na ata, mas quando ele chegou em casa alguém o demoveu da ideia, a sua consciência”, disse o prefeito, se referindo à esposa do novo presidente, Janaina, presente na sessão ao lado dos filhos do casal, Leandro Filho e Maria Eduarda.

Roberto Naves prosseguiu: “Quatro anos depois, pude lançar o Leandro como parceiro, como amigo, na chapa do PTB. E ele conquistou o mandato por méritos próprios, pela história que escreveu à frente da Anapolina, como empresário, como empregador nessa cidade”.

O prefeito disse que queria deixar sua admiração a Leandro registrada a todos. “Você pode contar com seu amigo Roberto. Peço a Deus que possa lhe abençoar muito, que lhe dê sabedoria na hora de tomar as decisões”, frisou.

Diálogo

Ao falar em nome dos vereadores, Mauro Severiano (PSDB) destacou a facilidade de diálogo de Leandro no meio político. “Votamos em você para presidente porque observamos seu trabalho, seu contato com os demais colegas, sua preocupação com a sociedade”.

Mauro disse ainda que tem certeza que Leandro Ribeiro fará um bom trabalho à frente da Mesa Diretora. “Conte conosco para fazer o bem para Anápolis”. O vereador se dirigiu também ao prefeito Roberto: “Essa Mesa foi constituída não para fazer oposição ao senhor, mas para dar continuidade ao dia a dia da cidade. Podemos até ter divergências de ideia, mas seremos parceiros. Os projetos bons para a população serão bem-vindos. A Mesa Diretora não faz oposição a Anápolis”.

Despedida

Em seu discurso de despedida, o agora ex-presidente Amilton Filho (SD) fez uma fala de agradecimentos, destacando os vereadores que fizeram parte com ele da Mesa Diretora no biênio 2017-2018: Thaís Souza (PSL), Leandro Ribeiro (PTB), Professora Geli Sanches (PT), Pastor Elias Ferreira (PSDB) e Fernando Paiva (PODE).

“O apoio de vocês foi essencial. Agradeço aos vereadores pela convergência e pela divergência, pois aqui é a Casa do debate, aprendi muito com isso”, afirmou Amilton Filho. Ele também agradeceu aos diretores, aos servidores e aos profissionais da imprensa que acompanham os atos do Legislativo.

Ao se dirigir ao novo presidente, Amilton frisou que tem certeza que Leandro fará história no cargo. “Eu lhe desejo sabedoria e serenidade. E tenho certeza que com seu espírito pacificador, fará um grande trabalho, conduzirá a Casa no rumo certo. Confio no seu espírito democrático. Que Deus possa lhe abençoar”.

O ex-presidente se dirigiu também ao prefeito Roberto, agradecendo a relação institucional mantida com o Legislativo e o respeito aos vereadores. “O senhor fez jus ao processo democrático que nos rege como homens públicos”, discursou Amilton.

Esse foi o último discurso de Amilton Filho na tribuna da Câmara Municipal como vereador dessa legislatura, já que será empossado deputado estadual em 1º de fevereiro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade