Conheça a unidade de saúde que será inaugurada em Anápolis nesta semana

Com equipes completas e capacidade para de sete mil atendimentos, local também será sede de consultório para moradores de rua

Da Redação Da Redação -
Unidade de Saúde do bairro São José, na região Oeste de Anápolis. (Foto: Danilo Boaventura)

Um espaço próprio que acabou de ser construído vai dar lugar a dois postos que funcionavam em locais alugados e precários. Trata-se da nova sede da unidade de saúde São José/Jardim Petrópolis que vai beneficiar cerca de sete mil pessoas da região Oeste de Anápolis.

“Mais uma grande conquista para a cidade. Uma obra que estava paralisada, que foi retomada e agora será entregue pela atual gestão”, destaca o prefeito Roberto Naves (PTB).

A inauguração da nova unidade, marcada para às 17h desta quinta-feira (14), faz parte do processo de reestruturação da rede municipal de saúde que visa otimizar, ampliar e dar mais qualidade aos atendimentos.

“Vamos oferecer mais acolhimento e conforto para a comunidade, além de melhores condições de trabalho para os profissionais”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

A nova unidade, na Praça Joaquim Xavier de Almeida, no Bairro São José, tem mais de 500 metros quadrados somente de área construída e vai abrigar a estrutura que antes funcionava em endereços distintos e próximos, gerando mais qualidade e economia, sem a despesa de dois aluguéis.

A Estratégia de Saúde da Família terá duas equipes atuando no local. Cada uma delas é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de quatro agentes comunitários de saúde.

O local ainda contará com uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf – AB) composta por fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos.

Lá também será a sede do Consultório na Rua, uma estratégia instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, que visa ampliar o acesso da população em situação de rua.

A estrutura dispõe de quatro salas para consultórios médicos e odontológicos, duas para atendimento em enfermagem, para procedimentos como curativo e sutura, inalação, injetáveis, espaço para reuniões, além de um local destinado ao Nasf – AB, um auditório e dois espaços para o Consultório na Rua.

Completam o projeto salas de expurgação, de esterilização, de farmácia, de almoxarifado, de espera e limpeza, acolhimento, copa, cozinha, vestiários, banheiros e depósito.

Serviços oferecidos

  • Visitas domiciliares do Agente Comunitário de Saúde e dos demais profissionais da equipe de Saúde da Família, quando necessário;
  • Agendamento de consultas, exames e procedimentos (Sisreg);
  • Realização de exames de glicemia capilar, testes rápidos, teste da mamãe, teste do pezinho, prevenção de câncer de colo de útero e mama;
  • Realização de curativos, retiradas de pontos e aerossol;
  • Administração de medicamentos;
  • Distribuição de medicamentos (exceto antibióticos, antimicrobianos e psicotrópicos);
  • Administração de vacinas (a partir de maio de 2019);
  • Consultas médicas, de enfermagem e odontológicas;
  • Assistências aos programas de Pré-natal, Saúde do Homem, Hipertensão Arterial, Diabetes, Tabagismo, Hanseníase, Tuberculose, Saúde na Escola, dentre outros;
  • Tratamento odontológico;
  • Atendimento do Nasf;
  • Atendimento do Consultório na Rua;
  • Atividades educativas e permanentes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade