Facebook anuncia novidade que pode mudar relação de pessoas e empresas com o dinheiro
Parceiro da rede social, Michel Lino explicou como iniciativa deverá funcionar
Em meio a diversas novidades anunciadas pelo Facebook recentemente, uma especificamente chamou atenção, principalmente, do mercado financeiro. A empresa chefiada por Mark Zuckerberg divulgou a criação da Libra, uma criptomoeda própria que deve ser lançada já no próximo ano.
No projeto apresentado, a rede social promete um sistema seguro de pagamento baseado na tecnologia “blockchain”, que funciona como uma rede de blocos virtuais para armazenar as informações dos usuários. O projeto conta com a participação de companhias como Visa, MasterCard, PayPal, Uber, Spotify e eBay.
O parceiro da rede social e empresário Michel Lino, da LinoMix Comunicação, destaca que a grande inovação do projeto é justamente já ter o apoio dessas grandes empresas.
“O Facebook por si só teria um enorme impacto no mercado. Com outros parceiros, a tendência é o processo de fixação ser ainda mais rápido. Conforme comunicado, a tendência é que mais de 100 companhias se juntem ao projeto até o lançamento”, comentou Michel.
A execução dos planos, segundo o Facebook, será de forma independente, ou seja, sem a ligação necessária com a rede social. Por isso foram criadas duas instituições: a Libra Association, que ficará responsável por administrar o tesouro da moeda, e a Calibra, carteira digital que possibilitará pagamentos por Messenger e WhatsApp.
“Essa possibilidade de transação de valores pelas redes sociais pode mudar a forma com que as pessoas e empresas lidam com o dinheiro. Acrescentar ao Facebook uma startup de serviços financeiros tende a revolucionar o mercado, criando concorrência e melhorando os serviços”, afirma o empresário da LinoMix.
Todos os detalhes do novo projeto ainda serão divulgados pelo Facebook em breve. Mas o esperado é que os usuários criem suas contas, parecidas com as bancárias, e possam comprar Libras para enviar por meio das plataformas como uma simples mensagem.
O cliente poderá escolher em qual moeda prefere receber e valor será convertido. Desta forma, a novidade deve potencializar o comércio através dos aplicativos de troca de mensagens.