Previsão de mais calor faz Defesa Civil emitir alerta para Anápolis

População deve tomar uma série de cuidados para evitar problemas de saúde

Da Redação Da Redação -
Avenida Brasil Norte, na altura do Brasil Parque Shopping. (Foto: David Dourado)

Há mais de 30 dias os anapolinos estão buscando alternativas para amenizar e suportar as altas temperaturas e baixa umidade do ar.

E todos os cuidados deverão continuar redobrados para próxima semana. Conforme estimativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Climatempo, o calorão vai continuar e poderá atingir a máxima de 36ºC.

Por meio do serviço de alerta via SMS, a Defesa Civil emitiu um alerta na manhã deste sábado (14) para a queda da umidade que pode provocar problemas de saúde e aumentar os riscos de incêndios florestais.

A orientação do órgão é manter uma boa hidratação, evitar exposição ao sol e, em casos de emergência, solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Cuidados

Diminuir os efeitos perversos do calor e da baixa umidade requer cuidados diários, que começam por uma boa hidratação e alimentação saudável.

“Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia”, aconselha a pneumologista Valéria Martin.

Segundo a médica, evitar ter contato com a poluição também é fundamental, uma vez que a baixa umidade deixa as vias aéreas da narina ainda mais sensíveis.

“Fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar”, lembra.

Um bom auxiliar deste período é o umidificador ou a toalha molhada, que ajudam a melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade