Para que Anápolis não fique mais sem água, Saneago inicia captação no Capivari

Apesar de pontualmente, desde agosto a cidade vem sofrendo com o desabastecimento

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Inaugurada em fevereiro de 2018, a obra transposição do Córrego Capivari começou a entrar em operação nesta quarta-feira (18).

Segundo a Saneago, o projeto foi concebido como uma das medidas estruturantes para garantir a regularidade do abastecimento no município e, até então, ainda não havia sido acionado.

Mas em razão do período de estiagem prolongada, conforme a companhia, o Ribeirão Piancó sofreu significativa redução de vazão e por isso houve a necessidade de complementação para manter sua capacidade em nível máximo.

E essa alternativa funciona através de uma adutora de quatro quilômetros, que leva água do Córrego Capivari para a área de captação do Piancó. O conjunto motobomba é destinado a bombear uma vazão extra de 160 litros por segundo.

Etapas

De acordo com a Saneago, o Piancó 2 foi colocado em operação no dia 1º de agosto, com uso de uma bomba complementar. As demais foram sendo acionadas paulatinamente, chegando-se à terceira bomba no dia 03 de setembro.

A partir de agora, com a fase da Captação Capivari em funcionamento, a expectativa da estatal é que o fornecimento de água na cidade funcione plenamente.

“O importante de se ter várias etapas de recursos para serem acionados é que podemos acompanhar o comportamento dos mananciais”, destaca Tânia Valeriano, gerente da Saneago.

“À medida que a estiagem avança, vamos entrando com cada estágio antes que a redução de vazão chegue a afetar o abastecimento”, complementou.

Desabastecimento

Apesar de a Saneago não confirmar oficialmente, Anápolis vem sofrendo desde o início de agosto com o problema da falta d’água.

Mesmo que pontualmente, tanto o Sistema Piancó, que abastece cerca de 80% do município, quanto o Sistema DAIA, que abastece o distrito e demais partes das regiões, registraram desbastecimento nos últimos dias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade