Veja onde estão os postos de vacinação contra sarampo em Anápolis

Doença, que havia sido erradicada no país, é de fácil contágio e apresenta sintomas comuns

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Em 2016, o sarampo foi considerado uma doença erradicada no Brasil. No entanto, essa situação mudou e o alto índice de casos registrados em todo o país são alarmantes.

Dados de boletim epidemiológico do Ministério da Saúde do último mês de setembro já confirmam 5.346 casos de sarampo no Brasil em 2019, sendo 127 suspeitas e quatro confirmações apenas em Goiás.

Por isso, foi iniciada nesta segunda-feira (07) em Anápolis a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que é voltada para crianças de seis meses até cinco anos de idade e também protege contra caxumba e rubéola (Tríplice Viral).

Os postos de vacinação estão distribuídos em 21 unidades da cidade. Veja a lista de todos eles no fim desta matéria.

A primeira etapa da campanha ocorrerá até o dia 25 de outubro, enquanto a segunda será de 18 e 30 de novembro. Um Dia D também está previsto para ser realizado no dia 19 de outubro.

Segundo a Gerência de Imunização, da Prefeitura de Anápolis, as crianças menores de cinco anos são o grupo de risco pois apresentam maiores chances de desenvolverem complicações ao terem a doença, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e até a morte.

Apesar do foco infantil, a vacina, bem como a tetravalente – que evita também a catapora, são aplicadas na rede pública o ano todo, em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.

Sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode ser fatal. Causada por um vírus, a transmissão acontece quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, sendo que a única forma de evitar o contágio é por meio da vacina.

Os principais sintomas do sarampo são febre persistente acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em três e cinco dias também podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha que se espalham pelo corpo.

Veja quais os postos de vacinação contra o sarampo

Residencial Arco-Íris

Jardim Arco Verde

Bairro de Lourdes

Bairro das Bandeiras

Bairro Calixtolândia

Vila Fabril

Conjunto Filostro Machado

Jardim Guanabara

Jardim Suíço

Bairro JK

Setor Industrial Munir Calixto

Parque Iracema

Parque dos Pirineus

Bairro Recanto do Sol

Bairro São Carlos

Bairro São José

Bairro São Lourenço

Bairro Santo Antônio

Bairro Jundiaí(Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury Jr.)

Vila União

Vivian Parque

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade