Programa concede primeiro emprego a jovens de Anápolis

Um total de 250 beneficiários ingressam no serviço público a partir de segunda-feira (28). "A regra primeira regra é gostar do que faz e tem que tratar as pessoas com carinho”, avisou Roberto

Da Redação Da Redação -

A modernização da Lei da Aprendizagem está sendo debatida em todo país. A proposta é que os jovens tenham mais oportunidades, não apenas em relação ao primeiro emprego, mas de desenvolver competências para o mundo do trabalho.

Na quinta-feira (24), o prefeito Roberto Naves (sem partido) lançou o programa Aprendiz Anápolis, que vai abrir a porta para o primeiro emprego de 250 jovens, com idades entre 14 e 18 anos.

Roberto deu as primeiras orientações para os aprendizes que ingressam no serviço público a partir de segunda-feira (28). “A regra primeira regra para trabalhar na Prefeitura de Anápolis é gostar do que faz e tem tratar as pessoas com carinho”, destacou.

“Sei que para muitos o salário pode fazer diferença, mas o aprendizado que vocês terão vale mais que o dinheiro, então apreveitem a oportunidade”, aconselhou o chefe do Executivo.

Gabriela Pereira, de 15 anos, acabou de ingressar no programa e estava animada com sua Carteira de Trabalho, assinada, em mãos. “Agradeço à Prefeitura de Anápolis por esse emprego e ao senhor prefeito por ter olhado pelos jovens da cidade. Estou muito feliz por essa oportunidade”, disse.

A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho,Emprego e Renda, reforça os vínculos entre a Educação e o Trabalho, reduz a evasão escolar e é um incentivo para que outros empregadores possam implantar programas de aprendizagem semelhante.

“O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e observamos que, em Anápolis, o nosso programa também precisava ser modernizado e foi o que fizemos”, explica a titular da pasta, Eerizânia Freitas Lobo.

Ela explica que os aprendizes não podem ser vistos como uma “mão de obra barata”, mas como profissionais em formação. Por isto, a nova gestão do programa tem como foco fortalecer a rede de profissionais lotados nas secretarias e órgãos municipais, em que estes jovens terão a oportunidade do primeiro emprego.

Estes servidores irão trabalhar diretamente com a formação dos jovens, no que se refere a desenvolver competências, despertar talentos, trabalharem ética, inteligência emocional e relacionamento interpessoal.

Quanto ao processo de seleção, ocorreu em consonância com as determinações do Ministério Público do Trabalho. Foram admitidos jovens egressos de trabalho infantil, de medidas socioeducativas e em situação de vulnerabilidade social.

“Todos os aprendizes receberam visitas domiciliares, em que as técnicas fizeram relatórios que comprovam a necessária inserção no programa”, detalha a secretária.

O Programa Aprendiz Anápolis segue as diretrizes da Lei de Aprendizagem, regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e das Leis 10.097/2000 e 11.180/2005. Baseia-se também no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) consolidado sob a Lei nº 8069/1990, que prevê nos artigos 60 a 69 o direito à profissionalização e à proteção no trabalho.

As inscrições são recebidas de maneira contínua pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda e os jovens que se enquadram no perfil são alocados para trabalhar na estrutura da Prefeitura de Anápolis na medida em que vão surgindo vagas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade