Em três anos, 15 dos 17 objetivos para a Saúde foram atingidos em Anápolis

Desde 2018 a área passa por um processo de restruturação no município

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Na última reportagem da série sobre as promessas de Roberto Naves (Progressistas), o Portal 6 mostra o que saiu e o que não saiu do papel na área da Saúde em Anápolis.

“Nossa equipe de trabalho entende que a Saúde deve ser tratada a partir dos seguintes pontos: melhora no atendimento à população, valorização do servidor da saúde e incentivo aos programas de prevenção”, escreveu o prefeito em seu Plano de Governo.

No documento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por Roberto em 2016, ainda enquanto candidato, foram estabelecidos 17 objetivos para a área. Em três anos, 15 foram integralmente cumpridos e dois não.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que tem Lucas Leite como titular, é a responsável por executar as ações. Luzia Cordeiro também comandou a pasta, mas decidiu entregar o cargo em 2018. No mesmo ano, a área deu início a um processo de restruturação.

(Infográfico: Denilson Boaventura)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Criação do Centro Especializado em Pediatria, o CEP. Uma unidade especializada no cuidado e atenção as crianças com atendimento especializado e humanizado.

Primeira do Centro-Oeste e terceira do país, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com Perfil Pediátrico de Anápolis foi inaugurada em julho de 2019. O centro especializado conta toda estrutura necessária para urgência e emergência em pediatria e ortopedia infantil realizando cerca de cinco mil atendimentos por mês.

[Best_Wordpress_Gallery id=”186″ gal_title=”UPA”]

⚠ PROMESSA AINDA EM ANDAMENTO:

Implantar sistema eletrônico integrado em toda a rede municipal.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a informatização de toda rede municipal de saúde está em fase final e deve ser concluída até março. Foi implantado prontuário eletrônico, controle de agendamento, estoque e medicamentos e todas as ferramentas necessárias.

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Criação do FME, o Financiamento Municipal de Ensino. A prefeitura financiará estudo para estudantes da área de saúde e receberá, como contrapartida, o trabalho desses profissionais no atendimento a população após sua formação. O período da ação é definido de acordo com a duração do financiamento.

A proposta do FME foi integrada ao GraduAção, programa que também concede bolsa integral para estudantes de medicina da UniEVANGÉLICA e em contrapartida receberá o trabalho deles. A Semusa também implementou o programa de Residência Médica, abrangendo sete unidades básicas de saúde, e o Núcleo de Educação em Saúde, que contempla estagiários em diversas áreas de atuação.

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Modernizar e melhorar as condições de trabalho dos agentes de saúde para ampliar o atendimento a população em conjunto com a atuação das Unidades Móveis de Saúde.

A ampliação do atendimento à comunidade foi feito, de acordo com a Semusa, com a criação das unidades de horário estendido. As primeiras foram Parque Iracema e Abadia Lopes da Fonseca – que funcionam todos os dias das 07h às 22h – e, logo em seguida, nos postos do Recanto do Sol e Bairro de Lourdes, abertas das 07h às 19h.

Pioneiro no Brasil, o modelo foi adotado pelo Governo Federal e lançado quatro meses depois como o nome de Saúde na Hora. A pasta planeja que mais 11 unidades passem a adotar o mesmo sistema de funcionamento nos próximos meses.

Horário estendido iniciado em Anápolis foi adotado pelo Governo Federal. (Foto: Renato Lopes)

❌ PROMESSA NÃO CUMPRIDA:

Incentivar a implantação de novas unidades educacionais com o curso de medicina em Anápolis, aumentando a oferta de vagas em nossa cidade.

Cidade que abriga a reitoria da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis não foi escolhida para abrigar o primeiro curso de Medicina da instituição, implantado em Itumbiara, na região Sul do estado.

Em 2018, alegando expansão desordenada, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu por cinco anos a abertura de novos cursos de medicina em todo o Brasil. Atualmente, há um estudo do Governo Federal em andamento para avaliar a continuidade da proibição.

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Implantar a Rede de Assistência a Saúde que irá atender a saúde mental, psicossocial, do idoso, urgência, emergência e portadores de necessidades especiais com a padronização da qualidade do atendimento.

Para a Semusa, o salto de qualidade na área da saúde mental veio com a inauguração do Ambulatório de Saúde Mental para transtornos leves a moderados em 2019. Pela primeira vez, Anápolis passou a contar com um local específico no Bairro Jundiaí para esse tipo de atendimento às crianças, adultos e idosos.

A pasta também conseguiu, nesses três anos, a evolução dos Centros de Atenção Psicossocial Viver e Vidativa para a modalidade CAPS III. A previsão é que a partir de fevereiro, estas duas unidades – uma destinada a transtornos mentais e a outra a problemas derivados de álcool e outras drogas – tenham atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.

(Foto: Bruno Velasco)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Modernizar e inovar a Central de Abastecimento Farmacêutico e Insumos que irá controlar toda a distribuição de medicamentos e materiais para atender a cidade com agilidade e eficiência.

A nova Central de Assistência Farmacêutica de Anápolis (Cafa) foi inaugurada em novembro de 2019 com sistema inteligente para controle de estoque, espaços apropriados para armazenamento de insumos e medicamentos e distribuição facilitada. Conforme a Semusa, em estrutura e modernidade, a unidade superou a de Aparecida de Goiânia — antes considerada modelo em Goiás.

O local, na Vila Industrial, possui cerca de 1,3 mil m² divididos de forma otimizada com câmara fria para injetáveis, sala de controlados, sala de judicializados, depósitos de medicamentos vencidos, prateleiras para armazenamento, local de carga, e descarga, entre outros adequados que garantem a qualidade e facilitam a distribuição. Ainda há o sistema de gestão de entrada e saída de medicamentos, onde os pedidos das unidades são feitos de modo informatizado.

Nova Cafa de Anápolis superou a de Aparecida de Goiânia. (Foto: Bruno Velasco)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Ampliar e melhorar o atendimento médico e psicoterapêutico a dependentes químicos e seus familiares.

Segundo a Semusa, esse foi mais um ponto atendido com a inauguração do Ambulatório de Saúde Mental e migração de duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial para CAPS III.

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Ampliar e modernizar o Centro Municipal de Diagnósticos para Imagens e Análises Clínicas garantindo mais economia e agilidade para o atendimento a população.

Novos equipamentos para oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos foram nesses três anos adquiridos pela Semusa. De acordo com a pasta, só o novo mamógrafo aumentou em dez vezes a capacidade diária de exames realizados. Além disso, foi comprado mais três aparelhos de raio-x digital e um tomógrafo com 64 canais que já está em fase de instalação.

Novo equipamento zerou a fila da mamografia em Anápolis. (Foto: Reprodução)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Transparência com a divulgação da escala de plantão de profissionais nas unidades de saúde, no site da prefeitura e redes sociais a para facilitar o atendimento e dar transparência ao serviço público.

Em duas vezes por dia (manhã e noite), a Prefeiutura de Anápolis publica o plantão médico em seu site, nas redes sociais e grupos de WhatsApp. “Com essa escala é possível saber como está a rede de urgência e emergência da rede municipal e seus prestadores”, informou a Semusa.

(Infográfico: Denilson Boaventura)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Implantar o sistema de bonificação salarial baseado em resultados. Quem atende mais e melhor precisa ser reconhecido e valorizado. E a população ganha com isso.

Uma comissão especial foi instituída ainda em 2017 para avaliar e readequar as gratificações no âmbito da Administração Municipal. Isso ocorreu, segundo a Prefeitura de Anápolis, visando à meritocracia no serviço público e o princípio da isonomia.

⚠ PROMESSA AINDA EM ANDAMENTO:

 Em parceria com faculdades e universidades, implantar o Programa de Formação e Aperfeiçoamento para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde com cursos de graduação na área.

A partir da Escola de Administração da Prefeitura de Anápolis está previsto, segundo a Semusa, a criação da Escola de Saúde Pública para o aperfeiçoamento e capacitação dos servidores que atuam na pasta.

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Divulgar o serviço da Ouvidoria do Município estabelecendo uma meta de resolução.

O canal foi reestruturado nos últimos três anos e os atendimentos podem ser feitos por meio do 156, que é gratuito, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente no Centro Administrativo.

Todas as demandas são registradas no Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS, e podem ser acompanhadas pelo usuário através do número de protocolo gerado no atendimento. “Assim, cada pessoa atendida pode saber as providências tomadas para cada registro realizado”, informa a Semusa.

A pasta também ressalta que criou o Zap da Saúde, onde os cidadãos pode marcar consultas, exames e verificar medicamentos sem sair de casa.

(Infográfico: Denilson Boaventura)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Ampliar, treinar e motivar as equipes de atendimento do Programa de Saúde da Família. O atendimento preventivo será executado com prioridade como ferramenta para assegurar a qualidade de vida da população e diminuir a demanda nos postos e unidades de saúde, gerando mais qualidade no atendimento e economia para a prefeitura.

Esse trabalho, conforme a Semusa, é realizado de forma contínua e mantém parceria com universidades e institutos, que oferecendo treinamentos e capacitações à todas as classes de servidores da área da saúde.

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Implantação de mutirões para procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais em todas as áreas da cidade.

Em dezembro de 2019 foi iniciado o mutirão para realização de quase seis mil procedimentos cirúrgicos e exames diagnósticos para zerar a fila de pacientes que aguardam operações de vesículas, hérnias, rins, tireóide, vasculares e revascularização, além de especialidades como ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, entre outras.

De acordo com a Semusa, o exame de colonoscopia, por exemplo, será feito pela primeira vez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Anápolis. Antes, os pacientes eram encaminhados para Goiânia e tinham de aguardar vagas nas unidades da capital.

A pasta informou que mutirões também são levados,  na última sexta-feira do mês, aos distritos e em bairros que não possuem postos de saúde. “Algumas edições do Prefeitura em Ação também contaram com mutirões de ultrassom”, frisou.

Mutirões também são levados para os bairros. (Foto: Reprodução)

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Fortalecer o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas com intensificação do trabalho preventivo nas escolas e comunidade.

O trabalho de fortalecimento do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre drogas e demais frentes de atuação são atribuições da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda. A Semusa, no entanto, afirma que atua no suporte e apoio.

✅ PROMESSA CUMPRIDA:

Implantar programa de Educação de Trânsito nas Escolas visando a redução de acidentes.

O programa de Educação de trânsito foi integrado à grade do Polícia Militar Mirim, que também conta com atividades esportivas e aulas voltadas para ética, noções de cidadania e primeiros socorros. Estudantes carentes, com idade entre 10 e 14, anos podem participar.

(Foto: Renato Lopes)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.