Paciente de Anápolis com coronavírus está internada no HDT

Revelação foi feita pelo prefeito Roberto Naves (PP) em resposta ao Portal 6 durante a coletiva de imprensa

Rafaella Soares Rafaella Soares -

A paciente anapolina de 41 anos, que esteve recentemente na Espanha e teve diagnóstico do Covid-19, o novo coronavírus, confirmado na última terça-feira (17), precisou ser levada na quinta-feira (19) para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia.

A revelação foi feita pelo prefeito Roberto Naves (PP) em resposta ao Portal 6 durante a coletiva de imprensa realizada agora há pouco, no Centro Administrativo.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, a mulher passou por uma tomografia que indicou que os pulmões dela precisavam de atendimento médico mais intensivo mesmo com quadro clínico moderado.

Presente na coletiva, a cardiologista do Hospital Albert Einstein, Ludmilla Hajjar, explicou que a paciente ainda não necessita de ventilação mecânica para respirar.

“O paciente moderado não está precisando de respirador, o paciente grave está no respirador. A diferença é o nível de cuidado. O paciente moderado tem chance muito menor de evoluir mal e morrer”, afirmou.

Questionado pela reportagem se a cidade ainda não tinha estrutura para internar pacientes que requerem mais cuidados, Roberto justificou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) abrirá um centro de internação adequado na próxima segunda-feira (23).

“Nós tínhamos outros leitos para pacientes moderados, mas tudo isso está sendo condensado no HDT. Poderíamos ter internado em um hospital de Anápolis? Sim, mas para quê expor outros pacientes ao risco? Nesse momento não há necessidade e, por isso, ela foi encaminhada ao HDT”, explicou o prefeito.

O Portal 6 apurou que a Prefeitura está adaptando a Unidade de Saúde Nossa Senhora do Carmo – nunca inaugurada e pertencente à Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA) – para essa finalidade.

“O Centro de Referência de Internação já funcionará com 52 leitos, que suporta tranquilamente os próximos 15 dias. Nesses 15 dias vamos trabalhar para contratar mais médicos e ampliar em mais 48 leitos em termos de pacientes moderados. Precisou de ventilação? Estaremos aumentando 30 leitos de UTI. Até o momento nenhum paciente evoluiu para o estado grave”, disse Roberto.

Cobertura completa em portal6.com.br/coronavirus

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias