Anápolis já registrou quatro mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Destes casos, três tiveram testes negativos para Covid-19 e um ainda aguarda resultado de exames. Número atual de pacientes internados apresentando a síndrome chega a 14

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

O boletim com informações sobre o novo coronavírus em Anápolis divulgado nesta quarta-feira (22) também apresentou o número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de 16 de abril, quando a pasta passou a divulgar boletins diários, até agora, quatro pessoas com residência declarada em Anápolis morreram  apresentando SRAG.

Destes casos, três tiveram diagnóstico laboratorial negativo para Covid-19 e um ainda aguarda resultado de exames quanto à suspeita da doença.

“Ressalto que casos que são confirmados nas unidades do município, mas não são de residência declarada Anápolis, não são contabilizados nesse quantitativo e são informados ao CIEVS estadual, que repassa a informação aos municípios de origem”, disse o documento assinado pela médica infectologista Deborah Mota.

A SARG é caracterizada por quadro de febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e, pelo menos, um dos seguintes sintomas:

  • Cefaleia;
  • Mialgia ou artralgia (dor articular), na ausência de outro diagnóstico específico;
  • Dispneia;
  • Sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade;
  • Hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente, entre outros sinais e sintomas.

Os sintomas da SRAG e do novo coronavírus são parecidos. Outras doenças, além da Covid-19, podem causar a Síndrome Respiratória Aguda Grave, como a Gripe e Pneumonia.

Ainda conforme a Semusa, 14 pacientes com suspeita de Covid-19 estão internados em unidades públicas e privadas de saúde apresentando SRAG.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.