Uso de máscaras em Anápolis: quais as medidas de fiscalização e sanção estão previstas

Município ainda não se adaptou totalmente às normas do decreto. Portal 6 conversou com a Prefeitura e a Polícia Militar

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Desde segunda-feira (20), o uso de máscaras fora de casa foi tornado obrigatório em Goiás por força do decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Como medida de enfrentamento ao novo coronavírus, os estabelecimentos comerciais de todo estado que foram autorizados a funcionar também receberam a ordem de proibir a entrada de clientes sem o adereço.

Anápolis, no entanto, ainda não se adaptou totalmente a estas normas do decreto. Em todo município, é possível encontrar pessoas que não aderiram ao uso de máscaras.

Fiscalização

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Anápolis, o município não foi notificado sobre as medidas que devem ser tomadas quanto à fiscalização do uso de máscaras pela população.

“Pode ser que o próprio Estado tenha a estratégia para cumprimento da medida”, informou em nota enviada ao Portal 6.

Comandante do 4º BPM, o tenente-coronel Bruno afirmou à reportagem que quando a corporação encontra alguém pelas ruas sem máscaras realiza apenas um alerta de conscientização.

“Avisamos que é para segurança da própria pessoa. Algo bem educativo, sem conotação de obrigatoriedade”, destacou o oficial.

Sanções

Capitão Abraham, subcomandante do 28º BPM, esclareceu que por enquanto nenhuma sanção foi imposta pelo Governo de Goiás contra quem descumpre a medida, mas que é importante a população obedecer o decreto.

“A Polícia Militar não vai restringir o acesso de pessoas nas ruas”, ponderou Abraham, afirmando que a corporação recebeu diversos chamados de populares durante a semana.

“A princípio o que nós estamos fazendo é atuar em locais onde é obrigatório o uso de máscaras, como supermercados e bancos, e há pessoas insistindo em entrar sem”, frisou o capitão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.