Erro em plataforma da UFG fez Anápolis aparecer com quase 100 casos confirmados da Covid-19

Após Portal 6 questionar a discrepância dos dados, em comparação com os últimos boletins da SES-GO e Semusa, instituição retirou a plataforma do ar e explicou o problema

Caio Henrique Caio Henrique -
Protesto aconteceu no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. (Foto: Reprodução)

Em Goiás, os dados atualizados da evolução do novo coronavírus podem ser acompanhados, de forma exclusiva, pelo painel da Covid Goiás, hospedado virtualmente pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Nesta sexta-feira (08), a plataforma apresentou números discrepantes com os informados pelos últimos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) e Prefeitura de Anápolis.

A título de exemplo, enquanto Anápolis tinha 63 casos confirmados, na plataforma a situação de pacientes já contaminados era de 95.

(Foto: Captura)

Procurada pelo Portal 6 para explicar como, e quando, é feito o compartilhamento desses dados com a UFG, a SES-GO disse apenas que a universidade se pronunciaria a respeito em nota.

A reportagem também quis ouvir a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) com o intuito de entender quais procedimentos a pasta adota para o envio destas informações ao Governo do Estado, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.

Já a assessoria de comunicação da UFG, em resposta ao Portal 6, reconheceu o erro dizendo que uma falha inesperada “no script de atualização” da plataforma duplicou acidentalmente os casos reportados nesta data, e retirou a base do ar “para os devidos reparos”.

“Ainda hoje a plataforma estará atualizada e disponível para novas consultas, sem riscos deste problema se repetir”, prometeu a instituição.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade