Incêndio consome mais de 30 mil metros de reserva ambiental e destrói árvores nativas em Anápolis

Criminosa, ação atrasará em mais de dois anos a recuperação de nascente

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -
(Foto: Leandro Barbosa/Arquivo Pessoal)

Mais de 30 mil metros da área de uma reserva ambiental da Estância Itamaraty, na região Norte de Anápolis, foi consumido por um incêndio neste sábado (27).

A ação, segundo o professor Leandro Barbosa, proprietário da Chácara 44, foi criminosa e atingiu a fauna e flora do local, que tem uma nascente.

Leandro explica que, além do Corpo de Bombeiros, cerca de dez voluntários ajudaram a conter o alastramento do fogo.

“As labaredas foram acentuadas por lixos domésticos, advindos da vizinhança do bairro adjacente [Vila Jaiara]”, lamentou o professor em conversa com o Portal 6.

Leandro também disse à reportagem que buscará meios para responsabilização dos criminosos. “Estou extremamente triste pois foram perdidas mais de 150 mudas típicas do cerrado doadas pela Prefeitura”, elencou.

“Isso atrasará em mais de dois anos a recuperação da nascente por árvores nativas”, estimou o professor, pontuando que áreas ambientais, como a da Chácara 44, ficam mais sensíveis a incêndios no período da seca.

Veja as imagens:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade