Quem foram Jairo e Yara, nome dos irmãos que deram origem a Jaiara

Bairro mais populoso de Anápolis está fazendo 72 anos nesta sexta-feira (21)

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Bairro mais rico, populoso e amado de Anápolis, a Vila Jaiara completa 72 anos nesta sexta-feira (21) com uma trajetória regada de tecnologia, desenvolvimento e muito orgulho.

Fundada em 1948 pelo empresário Luiz Caiado de Godoy, o nome ‘Jaiara’ não é indígena como sugere a pronúncia.

Trata-se, nada mais, que a junção dos nomes Jairo e Yara, filhos do empreendedor.

Luiz Caiado e Jairo já faleceram. Yara, atualmente, tem 85 anos, completados em 07 de julho.

Letra

A grafia oficial do bairro é Jayara, aparecendo até mesmo nos mapas urbanos da prefeitura, porém, a forma utilizada é Jaiara, trocando o “y” pelo “i”. Desconhece-se o motivo da alteração, que pode ser ocasionadas por adequação à Língua Portuguesa.

(Foto: Reprodução / Vila Jaiara – Facebook)

Vocação comercial

Famoso por ter abrigado a primeira fábrica de tecidos em Goiás, o bairro também sediou grandes empresas nas décadas de 1960 e 1970.

(Foto: Reprodução / Vila Jaiara – Facebook)

É por essa potência industrial que surgiram ao redor vários outros setores, que deram origem ao que é chamado hoje de “Grande Jaiara”, e que abriga cerca de 1/3 da população anapolina.

Autônoma

Não é apenas por ser histórico que o local é venerado pelos moradores, mas também por ser independente ao ponto de que ninguém precisa se deslocar ao Centro para resolver qualquer pendência.

(Foto: Claudiomir Gonçalves/ Anápolis na Rede)

Em um rápido passeio pelo bairro, principalmente pela Avenida Fernando Costa, é possível encontrar uma ampla rede bancária, grandes lojas, shopping, faculdade e clínicas médicas.

Equipamentos urbanos importantes também estão ali como o Parque da Jaiara, uma base do SAMU, a principal unidade do SESI e o Restaurante Popular Municipal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade