PublicidadePublicidade

É o governo que tem de socorrer trabalhadores e microempresários neste momento de crise

Da Redação Da Redação -
(Foto: Vanúbia Corrêa)
PublicidadePublicidade

Após a crise econômica gerada pela pandemia, o mercado de trabalho foi fortemente impactado. No Brasil houve queda significante de empregos formais, informais e aumento do número daqueles que desistiram de buscar trabalho, porque perderam a expectativa.

Especialistas apontam que a queda de emprego foi muito maior entre trabalhadores informais do que entre trabalhadores formais. E a grande questão é que os trabalhadores informais não têm respaldo legal que garanta seus direitos, ou seja, ficam sem acesso à proteção social que os empregados formais possuem.

Esses dados revelam também que quem está sendo mais prejudicado são os trabalhadores menos qualificados, gerando uma desigualdade significante no mercado de trabalho.

PublicidadePublicidade

É urgente por parte do governo um socorro para esses trabalhadores, estendendo a micros, pequenos e médios empresários, pois as ações realizadas até o momento foram lentas e insignificantes, aumentando o sofrimento dos mais vulneráveis e retardando o processo de recuperação econômica.

Diante do cenário atual se faz necessário ter disciplina, foco e persistência na busca da recolocação no mercado de trabalho, ajustando as pretensões salariais à nova realidade e desenvolvendo competências e qualificações importantes para o momento.

A capacidade de se adaptar às mudanças e de se reinventarem são primordiais para a retomada de micro, pequenas e médias empresas. Mais do que isso, a proatividade e o otimismo serão imprescindíveis para vencermos as incertezas e superarmos essa crise.

Márcio Corrêa é empresário e odontólogo. Preside o Diretório Municipal do MDB em AnápolisEscreve todas as segundas-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade