PublicidadePublicidade

Impossível promover mudanças sem a participação da juventude

Márcio Corrêa Márcio Corrêa -
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O crescente descrédito da população brasileira na política e nas instituições faz com que jovens que, historicamente sempre desempenharam papel importante na política, não se vejam mais representados na política contemporânea.

A falta de ações direcionadas para nossa juventude reflete na ausência de esperança para milhares de jovens no país. Uma pesquisa realizada recentemente constatou que 62% dos jovens brasileiros com idade entre 16 e 24 anos sairiam do país se tivessem oportunidade.

Em um cenário de crise política, brasileiros anseiam por renovações. Porém a participação da juventude nos debates políticos ainda é mínima, o que tem dificultado para que essa renovação de fato aconteça. O futuro caminha para decisões individuais e menos democráticas, com hábitos em que as pessoas não valorizam o coletivo, urgindo a necessidade de construirmos uma juventude consciente.

PublicidadePublicidade

Diante dessa conjectura, se fazem necessárias políticas públicas e ações familiares de modo a incentivar e ampliar a participação dos jovens na política brasileira, promovendo debates nas escolas, criação de grêmios estudantis, instruí-los com a educação sócio-política na matriz curricular e disponibilizar oportunidades para exporem suas ideias nos partidos e aos políticos.

Desta forma será possível construir mentalidades críticas e conscientes, recuperando a participação da juventude nas decisões governamentais!

Márcio Corrêa é empresário e odontólogo. Preside o Diretório Municipal do MDB em AnápolisEscreve todas as segundas-feiras. Siga-o no Instagram.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Portal 6.

PublicidadePublicidade

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade